Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 26 de abril de 2011

Leis e Informações.


Guarda Responsável

Lembre-se que ter um animal de estimação significa assumir a responsabilidade por seus atos. Você deve cuidar para que o animal – cão ou gato, tenha sempre um local limpo e protegido, com alimentação e água frescas.Atendimento veterinário, carinho e cuidados constantes.
Se o cão ou gato esta incomodando os seus vizinhos, busque maneiras de solucionar o problema. Tente identificar por exemplo, as causas do latido excessivo. O cão pode estar stressado, ansioso, precisando de mais atenção ou de passeios para gastar energia e ficar mais calmo.
 

Saiba que todas as pessoas têm direito a ter um animal de estimação. 
Este direito é garantido Pela Constituição Brasileira, através da Lei nº 4591/64 e artigo nº 554 do Código Civil.

O que você deve saber a respeito 
da
criação, a guarda e a convivência com um animal de estimação.

1. Animais de estimação podem viver mais de 12 anos. Durante este período, você será o responsável por sua sobrevivência e bem-estar.


2. É muito importante que o animal de estimação receba todas as vacinas: a vacina anti-rábica para os cães e os gatos, a vacina óctupla ou déctupla para os cães (três doses para os filhotes) e a vacina tríplice felina para os gatos (duas doses para os filhotes). As vacinas são reforçadas anualmente.


3. Você deve levar seu animal de estimação uma vez por ano, pelo menos, ao veterinário. Ele fará um exame para verificar a saúde de seu companheiro e o vacinará.


4. O vermífugo é importantíssimo para a saúde do animal e, portanto, deverá ser aplicado periodicamente, a cada 04 meses, tanto em cães como em gatos.Verifique com seu veterinário qual a dosagem e o modo correto de ministrar o vermífugo.


5. Para maior segurança de seu animal de estimação, coloque uma coleira no seu bichinho. A coleira deverá ter o nome dele e um telefone de contato do responsável. No caso de fuga do animal, quem encontrá-lo poderá encaminhá-lo de volta para casa.


6. Antes de adotar um animal você deve lembrar que nem sempre ele poderá lhe acompanhar em suas viagens. Assim você deverá ter alguém confiável para cuidar de seu bichinho neste período.


7. Ao viajar com seu animal de estimação em férias ou feriados, certifique-se sobre a segurança e as condições do local para onde você está viajando, e se este local é adequado para seu animal.


8. Se seu animal de estimação adoecer, você deverá ampará-lo e providenciar cuidados veterinários. Abandonar ou se desfazer de um animal porque ele está doente é um ato desumano. Não faça com o animal aquilo que você não gostaria que fosse feito com você.


9. Nunca abandone o seu animal de estimação nas ruas na esperança de que “uma alma caridosa” vá dar um novo lar para ele. Isso quase nunca acontece e na maioria das vezes os animais abandonados morrem atropelados, famintos e em grande sofrimento.



10. Aconselhamos a castração do animal de estimação, (tanto os cães ou gatos, machos ou fêmeas). A castração é um ato de amor, animais castrados tendem a ficar mais tranqüilos. A castração impede que a população de animais cresça desordenadamente e que esses animais sejam abandonados. Se você quiser que seu animal dê cria (ou se isso ocorrer porque você não foi cuidadoso o suficiente),lembre-se de que você será o responsável pelos filhotes, tanto para arrumar um bom lar para eles, ou no caso de isso não ocorrer, assumir a guarda destes animais.


11. É importante que seu animal de estimação tenha uma alimentação balanceada. Isto é obtido com rações de boa qualidade. Você deve também sempre deixar água fresca disponível para seu animal, bem como limpar o vasilhame de água e comida. Mantenha também sempre limpo o local onde vive o animal.


12. Você não deve deixar o seu animal preso a correntes ou confinado em espaços pequenos, porque isso poderá deixá-lo estressado e agressivo. Além do que, se você não gostaria de ficar amarrado a correntes, porque seu amiguinho gostaria?


13. Você deve ter disponibilidade suficiente de tempo para passear com seu animal, brincar com ele e dar toda a atenção de que ele precisa.


14. Você não deve adotar um animal só porque seu filho quer, porque ele não tem responsabilidade suficiente para assumir um animal. Portanto você deve estar disposto(a) a assumir essa responsabilidade. Lembre-se, animais não são brinquedos.


15. Você não deve permitir que seu animal (cão ou gato) fique perambulando pelas ruas, porque ele corre o risco de ser atropelado, envenenado ou apreendido pela carrocinha, dentre outras coisas.
16. Você não deve punir ou castigar seu animal com punição física. Bater no animal, além de ser um ato de covardia, não corrige comportamentos indesejados.


17. Ao sair às ruas com seu animal de estimação, leve sempre sacolinhas plásticas para recolher a sujeira que ele fizer. Lembre-se, você é o responsável por todos os atos de seu animal e deve sempre colaborar para a limpeza das vias públicas. Sem contar que, “pisar em cocô é horrível, não é ?!”


18. Ao sair pra passear com seu animal leve-o sempre na coleira. Essa é uma regra fundamental para a segurança dele e das outras pessoas.


19. Você deve aprender a respeitar o jeito de ser do seu animal de estimação. Cada animal é único. Saiba que tudo o que o animal faz, é na intenção de agradar você. É um amor incondicional, sem julgamento de valor. Às vezes as coisas não são como esperávamos... Nem sempre os animais se comportam da forma desejada ou esperada. Aprenda a superar essas dificuldades. Lembre-se, você é o responsável por ele, seja como for, haja o que houver!


20. Os animais assim como os seres humanos, envelhecem. Na velhice de seu animal de estimação, não o abandone !! Não é justo que você desampare seu animal quando ele mais precisa de você. Seu animal o amou e esteve ao seu lado durante uma vida inteira... Cuide dele até o fim.


21. Enfim, a adoção de um animal de estimação é mais do que um ato de amor. Adotar um animal é ser responsável pelo bem-estar de um ser vivente, que têm sentimentos, sentidos, sofre ou é feliz de acordo com a maneira como é tratado. Faça para os animais aquilo que gostaria que fizessem pra você !!!!!!




 





 
SOS Bichos ©2008 - 2010 - Design by wbh Criação de sites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditação para Paz