Pesquisar este blog

Cultivo de Orgânicos





 

Gifs by Oriza - Lindos gifs, poemas, mensagens, recadinhos, scraps

Liminar concedida à MONSANTO recolhe cartilha sobre produtos orgânicos - VAMOS DISTRIBUIR? 
 
A cartilha "O Olho do Consumidor" foi produzida pelo Ministério da Agricultura, com arte do Ziraldo, para divulgar a criação do Selo do SISORG (Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor. Infelizmente, a multinacional de sementes transgênicas Monsanto obteve uma liminar em mandado de segurança que impediu sua distribuição. O arquivo foi inclusive retirado do site do Ministério (o link está "vazio").

Em autêntica desobediência civil e resistência pacífica à medida de força, estamos distribuindo eletronicamente a cartilha.

Se você concorda com esta idéia, continue a distribuição para seus amigos e conhecidos.
 
 
+ + +
 
Mas se vc acha um absurdo a Monsanto proibir esta cartilha, saiba que ela quer patentear o DNA porco ao redor do mundo... Para isso, há mais de 20 anos ela modificou geneticamente a soja, que alimenta o porco. O que os criadores não sabiam é que no meio dessa modificação genética da soja, havia componentes que modificavam o porco e comprometiam a reprodução (tornando-os estéreis lentamente, com o passar dos anos, para que ninguém percebesse o que estava acontecendo) e agora querem patetnear este novo porco, geneticamente modificado. A patente é só a finalização de um antigo projeto em andamento...
 
Infelizmente, não achei o link do documentário que assisti sobre o tema há tempos atrás, mas segue aqui o link de um outro, "patente do gene do porco"
 
 
 
Ah, é bom lembrar que o homem tb come soja trangênica!!!
Ou pelo menos o óleo dela...
 
 
E aí a gente pergunta: como chegamos a esse ponto?
Segue um vídeo institucional da empresa. Deixemos que ela mesma se pronuncie...
 
 
 
 Abs,
 
 
 --
Isabélá Borgés
Terapeuta Holística
Se quiser obter a cartilha, basta enviar seu pedido para o email "ddsilvamota@yahoo.com.br" com os dizeres:
EU QUERO A CARTILHA  e lhe enviaremos anexo gratuitamente.
ABRAÇOS!
 
 
 
 
 
 
 


Imagine cultivar uma horta que poderá gerar frutos para seus tataranetos. A idéia partiu do técnico em agropecuária, Adejar Gualberto Marinho. Trabalhando há 24 anos na Embrapa Hortaliças, o pesquisador pensou em criar algo que fosse feito de maneira ecologicamente correta. O técnico descobriu que pneus e garrafas PET, que demoram mais de 500 anos para se decompor na natureza, poderiam ser reutilizados para servir de suporte no cultivo de hortas em pequenos espaços.
"Uma oportunidade de as pessoas cultivarem vitaminas, sais minerais e fibras em casa." Desde que teve a idéia, em 2004, Adejar já instruiu 600 pessoas nos cursos que ministrou sobre hortas em pequenos espaços.
Além de prático, custa pouco. Tanto as garrafas PET quanto os pneus podem ser encontrados de graça. Com os materiais, o preço de cada modelo pode sair por menos de 50 reais. E compensa, pois neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares.
O produtor deve montar a horta em locais bem arejados e iluminados. A irrigação deve ser feita todos os dias e a planta precisa receber cinco horas diárias de sol. Ensinamos como montar os modelos em PET e pneus. E mostramos como preparar o solo para o cultivo. Mãos à obra!
Com garrafa PET
Além de simples e barato, o suporte é politicamente correto por reciclar materiais
Material
• 18 garrafas PET;
• 1 tesoura pontiaguda Como sugestão, divida o total de garrafas da seguinte maneira: oito para plantar alface, duas para salsa, duas para coentro, duas para cebolinha, uma para pimenta, uma para pimentão e duas para couve. Deixe cada vaso a uma distância de 60 centímetros um do outro.
Corte garrafas PET à altura de 20 centímetros a partir da base. Faça furos no fundo para dar vazão à água. A parte superior pode ser usada para reter a água. Para tal, encaixe-as com arame embaixo da base, e coloque em um suporte.
Com pneus
Neste sistema, troque a tampa de madeira a cada dois anos de utilização
Material
• 2 pneus velhos aro 13;
• 1 faca bem amolada;
• 2 bacias de plástico
• 2 tábuas de madeira de angelim de 20 centímetros de largura cada ou madeirite;
• Cola;
• Pregos;
• Arame
• Serra 1 - Corte os pneus transversalmente e vire-os do avesso, formando duas bacias côncavas. Molhe a faca na água para deslizar e facilitar o corte. Se o pneu for radial, use serra e depois passe as bordas em um esmeril para retirar as pontas do arame.
2 - Cada bacia pode ser dividida em três partes para o plantio. Na primeira, pode-se plantar cebolinha, coentro, salsa ou alface. Na segunda, pimenta, pimentão ou couve. E na terceira, tomate rasteiro ou cereja.
3 - Pregue as duas tábuas uma ao lado da outra, deixando meio centímetro entre elas. Coloque uma bacia embaixo do pneu para servir de reservatório. Desenhe nelas um círculo de 36 centímetros de diâmetro e serre. Cole o tampão circular na parte inferior da bacia de pneu. Quem for usar madeirite, faça 20 furos com broca de 5/16 de polegada.

Mais informações: Embrapa Hortaliças - Rodovia Brasília/ Anápolis BR-060, Km 09, Gama, DF. Tel. (61) 3385-9000 www.cnph.embrapa.br

Sementeiras:

Texto e fotos da Eng.Agr.Miriam Stumpf.
ferramentas para horta do jardim

Ferramentas básicas para horta no jardim:

Se você tem em casa, ótimo, senão as ferramentas que irá precisar para implantar e manter uma horta são: enxada grande e pequena, ancinho, pá larga para transportar substrato, pazinha de plantio, regador com jato fino, mangueira também com aspersor fino, balde.
Carrinho de jardinagem fundo, onde também poderá também fazer a mistura de adubos e areia.
E, claro, um cesto de colher, para que possa com todo o conforto e charme, por que não, fazer a colheita dos produtos que semeou e cuidou e levar para sua casa.


Como fazer uma peneira para a sementeira


Será interessante confeccionar uma peneira para as sementeiras. Veja o desenho :

peneira para sementeira

Quatro pedaços de sarrafos presos formando um retângulo (ou quadrado, se preferir).
Nele prende-se com grampos de tapeçaria ou pregos pequenos uma tela de textura média, que se adquire em fabricas de telas, loja de materiais de construção ou agropecuárias.
Faça com cuidado dobrando a borda da tela de encontro ao sarrafo senão poderá machucar-se nas pontas.
Pronto, terá assim uma tela para peneirar terra para eliminar inços e pequenos torrões.


Organizando a sementeira para a horta

Você pode ter um espaço, mesmo pequeno, onde fará a semeadura das hortaliças. Algumas serão semeadas diretamente no canteiro, claro, mas aquelas que precisam de repicagem, como os tomateiros, necessitam ser previamente semeadas e ter cuidados especiais.
Poderá ser a céu aberto em um canto reservado para isto.
Pode usar vários métodos, dos quais sugerimos a seguir alguns:

Caixotes de madeira:

Destes usados para comercializar frutas nos mercados.
Faça o fechamento das aberturas entre as táboas com restos de madeira ou saco plástico de embalagens, não esquecendo neste último caso de furar o saco para que a água de rega se escoe.
Coloque nele o substrato para semeadura e regue antes de colocar a semente.

Vasos, baldes e bacias:

Recipientes velhos de plástico que iria jogar no lixo. Fure o fundo com um prego quente para sair a água de rega, coloque um punhado de areia e por cima o substrato.
Regue com jato fino do regador antes de semear.

Garrafas PET:

Para plantas do tipo aromáticas, salsas, cebolas, cebolinhas, poderá usar garrafas de água ou refrigerante e mesmo bombonas de água.
Retire a parte superior até onde começar a ficar sem inclinação. Uma tesoura comum é suficiente. Não se esquecer de furar no fundo para a drenagem.
Para moranguinhos, poderá usar uma garrafa de 2 ou 3 litros, fazer furos grandes intercalando ao redor, colocar um substrato bem leve e plantar morangueiros, oréganos ou manjerona.
Amarre bem firme um arame e suspenda num ramo forte de uma árvore.
Não esquecer de regar quando fizer a ronda de molhar o jardim.
Garrafas Pet podem ser usadas como recipientes de plantio. Porém se deixadas ao sol irão esquentar muito, acabando por danificar a planta, literalmente “cozinhando” as raízes.


Embalagens de isopor:

Quando adquirimos eletrodomésticos, muitas vezes a embalagem é maior que o objeto comprado. O destino deste material é o lixo. E o isopor não degrada, poluindo o meio ambiente e aumentando os lixões.
Caso esta embalagem tenha cavidade de no mínimo 5 cm de profundidade, poderemos usá-la como recipiente para semeadura.
Com uma agulha de tricô, furar o fundo, colocar areia e por cima o substrato.

Sementeira coberta e bandejas para semear:

Texto e fotos da Eng.Agr.Miriam Stumpf.
ferramentas para horta do jardim

Caixa artesanal com tampa para semear


A semeadura é feita num tipo de cultivo protegido, uma mini- estufa como a do desenho.
 
peneira para sementeira
Esta câmara servirá para fazer as semeaduras, mas também para alguns trabalhos de jardinagem, como estaquia de ramos e folhas de ornamentais.
Trata-se de uma caixa, sem fundo, com laterais cobertas por plástico transparente ou vidro e colocada no chão.
Para fechar esta caixa, fazer uma janela com vidro ou plástico transparente. Veja o modelo.
O tamanho será de sua escolha, não faça grande demais, mínimo será de 1,0 x 1,40m x 0,40m.
Colocada no chão, dentro poderá encher até uma altura de 15 cm com o substrato para a sementeira e semear.
Se você reparou que a caixa está aberta no modelo, é porque após a semeadura você deverá todos os dias abrir um pouco, para que o ar circule, renovando o oxigênio e arejando toda a área interna.
Não e nada sofisticado, você pode fazer com madeira descartada de demolição, pedaços de sarrafo de madeireiras que são vendidos barato, pois não estão no padrão.
Para deixar a janela aberta, prender um pequeno sarrafo ou bambu ou, como no modelo, colocar um ou dois pedaços de tijolos para manter semi-aberta apenas. Deixar algumas horas assim pela manhã e depois fechar novamente.
 

As bandejas para a semeadura


Poderá optar por bandejas plásticas semelhante a uma bandeja para ovos, onde poderá fazer a semeadura.
peneira para sementeira
São adquiridas em agropecuárias e poderá utilizar muitas vezes.
Não adquira as que são feitas de isopor, não são biodegradáveis.
Você perguntará: poderia usar a embalagem de ovos de papelão?
Até pode, mas o problema é que o material decompõe-se rapidamente e talvez se desmanche antes de poder transportar os torrões das mudinhas para o canteiro.
Serve apenas para a fase inicial, quando poderá repicar esta muda para bandejas ou caixotes maiores, o que duplica o trabalho.
Feita a sementeira, colocar dentro dela um substrato bem peneirado.
Poderá ser composto orgânico ou húmus de minhoca misturados em partes iguais com areia ou casca de arroz carbonizada.
Não se coloca adubo animal ou químico na sementeira.
Regue com jato fino para umedecer o substrato.
Se optar por bandejas de semeaduras, elas já vêm com alvéolos, para colocar o substrato e semear.
A vantagem é que o torrão fica assim pronto, facilitando a retirada para o canteiro.
Elas são reaproveitáveis então se vai fazer do seu hobby alguma coisa permanente, de repente valerá a pena este investimento. Se não pode usar qualquer dos recipientes que sugerimos antes.


Plantando as sementes


Peneire a terra ou substrato escolhido, coloque na bandeja ou caixote e alise bem.
Regue com jato bem fino.
Nesta etapa não há necessidade de usar adubos.
Para proceder ao plantio, coloque a semente em pequenas covas, abertas com o dedo ou o cabo de um instrumento de jardinagem.
A profundidade de plantio desta semente deverá obedecer às recomendações que vêm nas embalagens que adquiriu ou nas nossas recomendações.

Preparo do solo dos canteiros

Texto e fotos da Eng.Agr.Miriam Stumpf.
horta em terreno inclinado

Delineando o espaço da horta


Delinear os canteiros segundo a informação de luminosidade do espaço, para terrenos planos qualquer forma é adequada.

Em terrenos com inclinação, procurar fazer o canteiro transversal ao declive.
Fazer também uma borda mais alta para evitar que águas de enxurrada destrua o trabalho.

A borda do canteiro poderá ser feita com tijolos, pedras, garrafas PET (corte o fundo e o gargalo do mesmo tamanho e semi-enterre).
É ecologicamente correto.
Se usar garrafas de água pequenas é só cortar ao meio.
Se não quiser este material, poderá utilizar tijolos, telhas, pedras e até táboas velhas, presas a sarrafos.
 

Preparo do solo


preparo do solo da horta

O solo dos canteiros deve ser revolvido até 30 cm de profundidade, retirando inços, pedras e raízes.
Adicionar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 2 kg/m² de solo.
Se colocar adubo de aves, também chamada de cama de galinheiro, poderá colocar somente a metade.
Adicionar também 50 gramas de cal apagada/ m².
A cal apagada, também chamada cal hidratada (CaOH) é fonte de cálcio para as hortaliças.
Se o solo original do seu canteiro for muito argiloso, coloque também um balde de areia para cada 2,0 m².
Misturar tudo muito bem, puxar a terra com a enxada para fazer um camalhão de 15 a 20 cm de altura, nivelar o topo do canteiro, regar e deixar assentar por alguns dias antes de plantar.
Sementes de inços brotarão e você poderá retirar antes de plantar as hortaliças.
Pode, no entanto, já deixar a borda do canteiro pronta, evitando que desabe com as chuvas.

Para começar a plantar suas hortaliças aguarde de 8 a 10 dias após a colocação destes materiais recomendados no canteiro.
Na véspera do dia de plantar, regue bem o espaço ou então aguarde por uma chuva antes.

 

 

Canteiros: medidas ideais

A largura do canteiro deve ser de no máximo 1,0 metros para facilitar o acesso ao meio para tirar inços ou colher.
O comprimento terá o que desejar, porém canteiros muito longos cansam o jardineiro, que precisa dar a volta quando está trabalhando.
O ideal é fazer com 3 a 4,0 metros, deixando uma passagem.
Os caminhos ao redor dos canteiros poderão ter cobertura com lajes, pisos, maravalhas ou cavacos, sendo desaconselhado o uso de britas, porque se enterram no solo e se quiser modificar o tamanho ou a posição do canteiro terá de peneirar tudo para se livrar delas.
A maravalha é produto de textura grosseira descartada pelas serrarias.
Já as aparas são pequenos cavacos que estão sendo comercializados para cobertura vegetal inerte em paisagismo em substituição à casca de pinus.
Com o intemperismo acabarão virando substrato.

Preparo do solo nos vasos

Texto da Eng.Agr.Miriam Stumpf.
tomateiro em vaso

Preparo do solo para jardineiras e vasos


Adquira jardineiras de cimento, cerâmica ou de plástico.
As de cimento e cerâmica necessitam ser impermeabilizadas com piche, sendo este encontrado em diversas marcas nas ferragens e casas de materiais de construção.
Passe com pincel velho, pois terá de descartá-lo depois. Deixe secar vários dias.
No fundo terá de colocar material que possa facilitar a drenagem de chuvas e regas.
Poderá ser brita, cacos de tijolos ou vasos quebrados.
Se a jardineira for de cimento, isto aumentará seu peso.
Poderá optar pela colocação de manta não-tecido, destas de filtro de coifas de fogão.
Adquire-se nas mesmas lojas de materiais de construção.
Em cima da brita ou da manta, uma porção de areia que cubra todo o fundo da jardineira.
É para facilitar a drenagem.
Em cima, coloque o substrato já preparado.
 

Substrato para horta em jardineiras


horta em vaso
Misture 5 partes de composto orgânico de folhas ou húmus de minhoca com 1 parte de adubo animal curtido, 1 parte de areia e 1 parte de cascas de pínus.
As cascas de pínus deverão ser do tamanho pequeno.
Deixar de molho em água por no mínimo 1 semana, trocando a água todos os dias.
Os compostos fenólicos contidos na resina do pinus são tóxicos para as raízes, mas a água os dissolve.
Estas cascas servirão, assim como a areia, para tornar o substrato mais leve e poroso, garantindo a drenagem das águas.

Se não tiver interesse em fazer horta orgânica na sua forma mais radical, poderá ainda acrescentar adubo granulado NPK formulação 10-10-10, cerca de 100 gramas por jardineira de 1,0 m de comprimento.
Adquira este adubo com a adição de cálcio na formulação, o que dispensará a adição de cal apagada.
Mas uma atenção você deverá ter: não use este granulado com cal em suas plantas ornamentais, dos gêneros azaléias, buganvileas e gardênias, que são plantas que requerem substrato ácido.



 






Jardim Suspenso
Parede recoberta por vasos presos numa estrutura de metal A dica de hoje é mesmo uma dica especial para quem quer mais uma alternativa de como ter um jardim vertical simples, mas bem bonito. A ideia é do site australiano Insitu, que criou várias opções prontas de estrutura para quem está louco pra ter uma parede florida.

É claro que ninguém vai comprar essa tela vertical lá da Austrália, mas quem quiser reproduzir, vai precisar de um profissional chamado serralheiro. O serralheiro é aquele cidadão que corta e solda ferros em diversos formatos.

Para ter sua parede de metal para vasos, basta criar uma estrutura padrão, na vertical ou na horizontal vai da sua necessidade, e soldar aros em distâncias regulares. Veja ao lado uma sugestão de uso. Sugestão de uso do painel de metal para vasos
Os vasos são seguros por aros de metal
O diâmetro do aro vai depender do tamanho do vaso, mas o ideal é que essa estrutura seja feita para vasos pequenos como os da foto, pois o peso final é considerável.

Pra terminar todo o conjunto é preso na parede por parafusos com buchas grandes dispostos também em distâncias regulares, na vertical ou na horizontal.
Lembrem que tudo isso é feito pelo serralheiro. Sem solda não tem jeito.

A dica serve tanto para suas flores na varanda quanto para uma horta na lavanderia, se você mora num apartamento. A graça fica por conta de vasos coloridos. Esses em cerâmica estão lindos. Parede recoberta por vasos coloridos presso numa estrutura de metal

Taí, mais uma dica pra ninguém ter desculpa que não pode ter vasos por falta de espaço.
Curtiu a dica? Deixe a gente saber .
Quer ver mais dicas de jardins e hortas? Clique: Jardins e Hortas.
Fonte: Insitu
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem
 

RECEITAS PRÁTICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE DA CASA
Cera Lustra madeira natural
125 g de cera de abelha, ralada e derretida em banho maria
500 ml de óleo de linhaça natural* refinado
1 colher de chá de essência natural de citronela, alecrim, eucalipto ou lavanda
(esquentar a água, retirar do fogo e colocar as folhas da planta que você for usar)
Preparo
Derreter a cera de abelha em banho maria, retirar do fogo e acrescentar aos poucos
a linhaça, volte para fogo (sempre em banho maria, nunca diretamente no fogo - a
linhaça é inflamável portanto sempre trabalhe em locais ventilados).
* o óleo de linhaça não deve ser sintético, normalmente encontrado em depósitos
de material de construção, pois o óleo de linhaça sintético contém componentes
tóxicos.

Escurecedor de madeira natural
Diluir Extrato de Nogueira em Grãos em água quente:
- 40gr. a 120gr. de Extrato para cada litro de água adicionado.
A quantidade de extrato à ser adicionada deve ser variada de acordo com a
coloração inicial da madeira à ser escurecida e de acordo com a tonalidade final da
madeira desejada (quanto mais extrato, mais escura a madeira ficará).
Verniz natural de linhaça
- Óleo de linhaça natural polimerizado
(secagem em 4 dias)
Cera Cremosa Natural para madeiras 2
750 gramas de cera de abelha pura, também picada
750 gramas de cera de carnaúba modificada com parafina
150 ml de óleo de linhaça
Tinta de Terra Crua
Pintura para exterior
08 kg terra argilosa ou de formigueiro (cor da tinta) + 6 litros de sumo de cactos
palma* + 200 ml de óleo de linhaça natural refinado


Tinta de Terra Crua
Pintura para interior

08 kg terra argilosa ou de formigueiro (cor da tinta) + 6 litros de sumo de cactos
palma*
* cortar as folhas do cactos palma, colocar em um balde ou bacia e cobrir com água,
deixar de molho 6 dias e coar em peneira de arroz.

Produto de Limpeza Multiuso
1L de água quente (ou de chá de ervas aromáticas e de limpeza como eucalipto,
citronela ou alecrim)
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre branco (ou suco de limão sem água)

Detergente para cozinha
1 L de água quente
100gr. de sabão de coco ralado
2 colheres de sopa de vinagre branco (ou o suco do limão) para vasilhas com muita
gordura

Desinfetante para banheiros
1 L de água quente
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de essência natural de eucalipto ou citronela (esquentar a água,
retirar do fogo e colocar as folhas do eucalipto ou da citronela)

Limpa vidros
1L de água
3 colheres de vinagre branco
Enxugar com jornal ou pano de algodão

FLÁVIO DUARTE - ARQUITETO , URBANISTA E GEOBIOLOGO - WWW.BIOHABITATE.COM.BR -
flavio@biohabitate.com.br – Tel: (31) 33185259 – (31) 98235259


       

 

 

 

 

 

 

 

  Truques para flores de vaso durarem mais

Procure não misturar as flores, com exceção das do campo;
Não encha o vaso até a boca. Água até pouco menos da metade do recipiente já é suficiente;
Troque a água do vaso todos os dias;

Dicas

  • Pingue álcool na água de vasos de flores. Além de eliminar o mal cheiro, elas duram mais.
  • Flores viçosas:
    As flores permanecerão viçosas por mais tempo quando à água do vaso forem acrescentadas 2 colheres (sopa) de vinagre e 2 colheres (sopa) de açúcar. 
    Coloque as flores no vaso somente depois que a água estiver na temperatura ambiente. Elas lhe darão alegria por muito mais tempo!

Tire as folhas do caule que vão ficar dentro d’água;
No caso das rosas, antes de colocá-las na água, dê uma amassadinha na ponta do talo;
Flores com talo grosso, como a amarílis ou gérbera por exemplo, demoram mais para murchar, se você colocar água dentro do talo. Para que a água não saia, é só "tampar" o talo com algodão;
Evite misturar aspirina, açúcar ou outro produto caseiro à água do seu arranjo. Para que as flores durem mais tempo, o melhor mesmo é utilizar conservantes em pó, próprios para esta finalidade, encontrados em lojas de produtos para arranjos florais.
Para fazer o seu arranjo, compre somente flores fresquinhas, com os botões firmes e ainda um pouco fechados;
Use sempre água limpa. Água turva ou a reutilizada de outro arranjo pode proporcionar a proliferação de fungos;
Botões muito macios ou folhagens amareladas indicam que as flores já estão passando do ponto e não devem durar muito tempo;
Antes de colocar suas flores no vaso com água, lembre-se de cortar alguns centímetros do talo, sempre em diagonal, para que a planta tenha o máximo de área de absorção;
Para reavivar rosas murchas, coloque algumas pedras de gelo no vaso com água.
Fonte:www.geocities.com



Jardinagem – Regue as Plantas

Jardinagem – Regue as Plantas
Regar as plantas é uma das mais eficientes maneiras de mantê-las saudáveis. Não espere ver folhas secas para lembrar que as plantas precisam de água. Quando isso acontece, elas já estão em processo de desidratação.
Siga algumas dicas para cuidar das suas plantas mesmo quando for viajar:
É preciso ficar atento à estação do ano, porque a rega muda conforme o clima. A quantidade de água que sua planta precisa no verão não é a mesma do inverno. Quando o clima está quente e abafado, a terra costuma secar com mais rapidez.
Verifique como está a terra: Coloque o dedo na terra sempre que tiver dúvidas se a planta precisa ou não de água. Se a terra estiver seca, regue imediatamente.
Rega tem hora: O correto é regar as plantas entre as 7h e 9h, ou após as 18h, o que evita a perda por evaporação e a queima das folhas quando em contato com a água e os raios solares. O solo deve ser mantido úmido e as folhas devem ser molhadas para refrescar e retirar a poeira. Outro fator importante é o cuidado com o jato de água, uma grande pressão pode quebrar os novos brotos e danificar as flores.
Lembre-se das plantas quando for planejar sua viagem. Deixe-as sob a responsabilidade de um vizinho, amigo ou parente. Na falta de alguém para ajudar, é possível montar um esquema de irrigação por sucção. Encha a pia de água e mergulhe uma toalha de banho dentro dela. Parte da toalha, sem torcer, deve ser esticada sobre a bancada da pia e o restante, dentro da pia, em contato com a água. Reúna todos os vasinhos sobre a toalha – que devem ter furos no fundo e não podem estar com os pratinhos. Regue as plantas e viaje tranquilo. Quando a terra secar, ela se encarregará de sugar a água lentamente da pia pela toalha.
Fonte: Blog Tecnisa
Aprenda Jardinagem
Curso de Jardinagem do IUB, ensina diversas técnicas de plantio, poda e cuidados com as plantas, paisagismo básico e muito mais.

Boas Idéias & Sustentabilidade
Recebi de uma amiga essa publicação e de imediato surgiu um questionamento: "Até quando, teremos de ver boas idéias e pesquisas sérias, serem deixadas de lado pelo desvario de uma  pequena parcela de pessoas que controlam, investimentos mundiais na geração de energia poluente, devastando o planeta de todos?

Bateria transforma entropia em eletricidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/03/2011 http://www.inovacaotecnologica.com.br
Bateria entrópica
Quando a água doce dos rios entra no mar a diferença na salinidade leva a uma mudança de entropia.
Essa diferença de entropia, calculada em 2,2 kJ por litro de água doce, é uma fonte gigantesca de energia renovável.
O grande desafio é extrair essa energia, convertendo-a para formas úteis, eletricidade, por exemplo.
A equipe do Dr. Yi Cui, da Universidade de Stanford, resolveu enfrentar o desafio e demonstrou que o conceito de extração dessa "energia entrópica" pode realmente funcionar na prática.
E funcionar bem: a sua "bateria de mistura entrópica", que gera energia a partir da diferença de entropia entre a água doce dos rios e a água salgada do mar operou com uma eficiência de 74%.
Baterias químicas
O conceito de geração de energia da diferença de entropia já foi estudado e testado antes.
A abordagem mais promissora adotada até agora usa membranas superfinas, parecidas com as usadas em células a combustível a hidrogênio, para que os íons passem de um dos líquidos para o outro, gerando uma corrente.
O enfoque adotado pela equipe de Cui é diferente: a energia extraída da diferença de concentração entre duas soluções é armazenada em baterias químicas - a energia é armazenada como energia química no interior da estrutura química do material usado como eletrodo.
A bateria de mistura entrópica foi fabricada com nanofios de óxido de manganês e eletrodos de prata. O uso de estruturas com dimensões nanoscópicas é importante pela sua grande área superficial, algo essencial para capturar mais energia por área.
A energia é gerada pelo movimento dos íons de sódio e cloro - os dois elementos que compõem o sal da água do mar - através da rede cristalina dos eletrodos. Mas ela pode ser usada com outras soluções.
Eficiência da bateria de entropia
"A bateria foi demonstrada extraindo energia de água real do mar e de um rio, mas pode ser aplicada a uma grande variedade de soluções salinas e água doce," afirmam os pesquisadores.
O rendimento real observado foi de 74%, mas os pesquisadores afirmam que a mera mudança na distância entre os eletrodos pode elevar essa eficiência para algo em torno de 85%.
"Considerando o fluxo de água dos rios para os oceanos como um fator limitador para esse tipo de energia, a produção de energia renovável pode potencialmente alcançar 2 TW, o equivalente a 13% de todo o consumo de energia do mundo," afirmam os pesquisadores.
Bibliografia:

Batteries for Efficient Energy Extraction from a Water Salinity Difference
Fabio La Mantia, Mauro Pasta, Heather D. Deshazer, Bruce E. Logan, Yi Cui
Nano Letters
March 17, 2011
Vol.: Article ASAP
Notícias
PRODUÇÃO DE FRUTAS EM ÁREAS DE PRÉDIOS RESIDENCIAIS 






Eng.¦ Agr¦ Ruben Ramalho Sobrinho - Departamento Técnico (EMATER-MG)

Fotos de algumas frutas em vasos:

Foto 1 Limão Galego

Foto 2 - Romã

 
Foto 3 - Acerola

 
 Outras plantas:







Além de fruteiras, outras espécies podem ser cultivadas em vasos: café, couve, boldo, etc.


Foto 4 - Couve




























Foto 5 - Boldo































Foto 6 - Café































 







Foto 7 - Cebolinha









Foto 8 - Mostarda























Foto 9 - Tomate










Tipos de vasos:

No mercado são encontrados diversos tipos e modelos de vasos e de várias dimensões. 
Os mais comuns são os de cimento e os de plástico.
Os de cimento duram mais e a planta permanece por um período maior de tempo enquanto que, 
os de plásticos, duram menos em relação aos de cimento e há necessidade 
periódica de substituí-lo.


 
















Foto 10 - Vaso plástico de 48cm; 
vaso plástico de 39cm; 
vaso de cimento












Proteção superior do vaso: Após o plantio, a superfície deve ser protegida com pedras, 
facilitando as irrigações e evitando respingos de terra no piso.


 























Foto 11 - Proteção com pedras ou seixos


 













Foto 12 - Colocação da garrafa na planta de Araçá Goiabinha












 




  

Data Edição: 15/06/2007
Fonte: TodaFruta







Fitoterápicos exigem cuidados ao comprar e tomar


O médico Rui Cépil Diniz, alerta que tratamento com plantas medicinais tem eficácia comprovada mas uso incorreto pode prejudicar a saúde.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população no Brasil faz uso da fitoterapia, tratamento ou prevenção de doenças por meio de plantas. Os produtos são vendidos em farmácias e lojas especializadas nas formas de extrato, cápsula, xarope, pomada, creme, enxaguatório bucal, entre outros. Na maioria dos casos não é exigida receita médica. O médico Rui Cépil Diniz, especialista em fitomedicina, alerta que este tipo de tratamento tem eficácia comprovada em diversos casos, mas usado de forma incorreta pode causar problemas à saúde.

Doses excessivas, tratamento prolongado e diagnóstico equivocado estão entre os principais riscos. Segundo o médico, com exceção do extrato manipulado em farmácia, o restante dos produtos é vendido livremente. Nestes casos, Diniz observa que os funcionários e proprietários das lojas não devem fazer indicações. Ele recomenda que os consumidores pesquisem sobre as plantas e seus efeitos antes de comprar algum produto.

´´Essa pesquisa deve ser feita em livros e sites de instituições de pesquisa, como universidades, e nunca em publicações comerciais, pois são tendenciosas´´, destaca Diniz. Outra dica é sempre chegar ao estabelecimento com o nome científico da planta, já que há muita variação entre os nomes populares.

Segundo o médico, o consumidor precisa saber que a fitoterapia é indicada para doenças consideradas simples. ´´Em casos graves, como Aids, câncer, a fitorerapia pode apenas complementar o tratamento (alopata)´´, esclarece. É importante, segundo ele, que a pessoa seja consultada por um médico para obter o diagnóstico da doença antes de comprar qualquer produto para tomar.

Diniz cita como exemplo o hábito de recorrer à planta espinheira-santa para curar gastrite, sem diagnóstico médico. ´´Se a pessoa tiver um câncer de estômago, cujos sintomas são parecido com gastrite, pode atrasar o diagnóstico´´, observa.

Os usuários da fitoterapia, segundo o médico, devem escolher um estabelecimento ´´idôneo´´ e sempre observar o rótulo dos produtos. É preciso saber se eles trazem registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ou do Ministério da Agricultura (em muitos casos, os rótulos podem trazer também a inscrição ´´isento de registro´´). A variação acontece, conforme Diniz, porque esses produtos não entram como remédio, mas como suplemento alimentar.

Ainda no rótulo, o consumidor vai encontrar as precauções e a dosagem. ´´Embora não sejam considerados medicamentos e não exijam receita, os fitoterápicos podem ter efeito colateral´´, alerta o médico. Ele observa, por exemplo, que os chás são contra-indicados para as gestantes pelos riscos de aborto, malformação do feto, entre outros.

Diniz reforça que os produtos manipulados por farmácia fazem parte de uma outra linha da fitoterapia e exigem prescrição médica. Esses estabelecimentos vendem os produtos na forma de extrato, que tem padronização de princípio ativo. ´´É muito mais seguro. Os efeitos são mais previsíveis´´, diz.


Como escolher os chás
As plantas medicinais desidratadas, usadas para fazer chá, exigem muito cuidado por parte do consumidor. O médico Rui Diniz esclarece que, vendidas desta forma, as plantas não são classificadas como produtos fitoterápicos. Mas são indicadas para diversos tratamentos de saúde e podem ser melhor aproveitadas quando há prescrição médica. Veja as recomendações do médico:
- Comprando o chá
- Além de escolher uma loja idônea, observe o aspecto da erva (ver se não tem mofo) e como ela está acondicionada.
- Evite os chamados raizeiros, onde geralmente não há um cuidado com o produto.
- Fique com os locais em que as plantas estejam em recipientes, de preferência de vidro, e tampados.
- Observe se não há manipulação direta com as mãos.
- Preparando o chá
- Para se conseguir ´´tirar o remédio da planta´´ de forma adequada, o preparo do chá deve seguir algumas regras.
- Tudo que é ´´delicado´´ (pó, flor, folha) deve ser feito através de infusão (5 a 10 minutos). Porém, nunca em água quente, mas morna. Para ervas nas formas mais ´´grosseiras´´ (sementes grandes, cascas, raízes) a recomendação é a fervura (até 5 minutos). Nos dois casos, os recipientes de alumínio devem ser evitados.
- A regra básica é misturar uma colher (sopa) de erva para cada xícara (150 ml) de água.
- Nunca misture mais de quatro plantas no mesmo chá.
- O uso de fitoterápicos em gestantes deve ser sempre criterioso.
Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR




Fitoterápicos contra indicados na gravidez

Nome Botânico//Nome Comum// Restrição Justificativa

  • Aloe vera ,Babosa -Gestação: Hemorragia e aborto 
  • Anemopaegma sp Catuaba -Gestação :Aborto 
  • Angelica archangelica, Angélica européia -Gestação: Hemorragia e aborto 
  • Arnica montana , Arnica -Gestação & Amamentação: Hemorragia e aborto, Vômitos e Cólicas 
  • Artemisia adsinthium, - Gestação & Amamentação :Contrações e aborto Cólicas e Convulsões 
  • Cassia sennae ,Sene- Gestação & Amamentação :Contrações e aborto ,Diarréia no lactente 
  • Cassia tora ,Mata pasto -Gestação: Contrações e aborto
  • Chenopodium ambrosioides, Erva de Santa Maria,Losna- Gestação & Amamentação Contrações e aborto ;Vômitos e torpor
  • Coix lacrima-jobi ,Lágrimas de Nª Senhora -Gestação :Contrações 
  • Commiphora myrrha, Mirra -Gestação: Hemorragia e aborto 
  • Copaifera sp, Copaíba -Gestação & Amamentação: Má formação no recém-nascido; Cólicas e Diarréia
  • Cynara escolimus, Alcachofra -Amamentação :Redução do Leite 
  • Dianthus superbus, Cravo dos jardins- Gestação : Aborto 
  • Equisetum arvense ,Cavalinha -Gestação :Deficiência de vitamina B1 
  • Euphorbia pilulífera, Erva andorinha- Gestação: Contrações e aborto 
  • Foeniculum vulgare, Funcho -Gestação :Contrações 
  • Glycine max ,Soja- Amamentação: Redução do Leite 
  • Harpagophytum sp ,Garra do diabo -Gestação:Retardo do parto
  • Leonurus sibiricus ,Erva macaé -Gestação :Contrações e aborto 
  • Maytenus ilicifolia, Espinheira santa- Amamentação: Redução do Leite 
  • Menta piperita, Hortelã -Gestação: Má formação no recém-nascido 
  • Mikania glomerata ,Guaco- Gestação:Hemorragia
  • Myristica fragans ,Noz moscada -Gestação: Aborto 
  • Phyllantus niruri ,Quebra-pedra -Gestação & Amamentação:Aborto; Cólicas e Diarréia 
  • Plantago major ,Transagem -Gestação :Contrações 
  • Polygonum acre, Erva-de-bicho- Gestação :Hemorragias e aborto 
  • Punica granatum ,Romã -Gestação :Contrações e aborto 
  • Rhamnus purshiana ,Cáscara sagrada- Gestação & Amamentação :Contrações e aborto ;Cólicas e Diarréia
  • Salvia officinalis ,Salvia -Gestação :Contrações 
  • Smilax sp ,Salsaparrilha - Gestação :Aborto 
  • Solanum paniculatum ,Jurubeba- Gestação :Aborto 
  • Tabercula sp ,Ipê - Gestação: Má formação no recém-nascido


DR. MILTON PERUZZO










Muitos às vezes pensam que para ter um produto orgânico em casa, ou têm que comprar no supermercado, ou têm que virar agricultor.
Bem, a coisa pode ser mais simples do que parece.
Já pensou em fazer sua refeição colhendo cheiro verde na janela de sua cozinha?

Se você tiver um potinho de margarina, que ia parar na lixeira, basta lavá-lo, fazer pequenos furos na base e estará pronto seu recipente para plantio.
Adicione terra vegetal, a semente ou muda, da hortaliça que queira cultivar. E regue 1 vez ao dia até que ela brote e cresça saudável.
Lembre-se mantenha a planta em local ventilado, que receba a luz direta do sol nos horários da manhã e tarde e observe sempre se está com a terra úmida.
Assim, você estará realizando várias ações que livrarão o meio ambiente de poluentes e a sua saúde agradecerá com certeza.
Sugerimos que inicie com hortaliças de pequeno porte e que você goste mais como : salsinha, cebolinha, alegrim, manjericão, hortelã, orégano. Elas crescem rápido e logo você começará a preencher sua janela com deliciosas e saudáveis plantinhas de cheiro.
Então, mãos à obra!


As frutas são alimentos que oferecem uma grande variedade de sabores e aromas agradáveis. Compostas basicamente de água (80%), que acaba com a sede e hidrata o organismo, elas também têm açúcar (frutose), que se transforma numa grande fonte de energia para o corpo, além das vitaminas A e C e muitos sais minerais, principalmente cálcio, ferro e fósforo. É de digestão rápida, sendo facilmente assimilada pelo organismo, podendo ser consumidas em seu estado natural ou depois de preparadas, seja em sucos, doces, conservas ou dessecadas. Geralmente servidas como sobremesa, elas são indispensáveis para a saúde, principalmente das crianças, devido as suas propriedades medicinais.
Algumas estimulam o intestino, outras ativam as funções gástricas ou desintoxicam o organismo. Entretanto, para se aproveitar bem as propriedades nutritivas das frutas, elas devem ser consumidas quando estão perfeitamente maduras (nem verdes nem passadas).
ABACAXI
ACEROLA
AKEE
AMEIXA
AMÊNDOA
AMORA
ANONÁCEAS
ARAÇÁ
ATEMOYA
AVELÃ
BABACO
BACABA
BACURIPARI
BANANA
BARU
BIRIBÁ
BLUEBERRY
BUTIÁ
CABELUDINHA
CACAU
CAGAITA
CAIMITO
CAJÁ
CAJÁ-MANGA
CAJU
CALABURA
CALAMONDIN
CAMBUÇÁ
CAMBUCI
CAMU-CAMU
CAQUI
CARAMBOLA
CASTANHA
CEREJA
CHAMPEDAQUE
CHERIMOYA
COCO
CUPUAÇU
DAMASCO
DURIÃO
FEIJOA
FIGO
FRAMBOESA
FRUTA-DO-CONDE
FRUTA-PÃO
GOIABA
GRANADILLA
GRAVIOLA
GROSELHA
GUABIJU
GUABIROBA
GUARANÁ
ILAMA
INGÁ
JABOTICABA
JACA
JAMBOLÃO
JAMBO ROSA
JAMBO VERMELHO
JARACATIÁ
JATOBÁ
JENIPAPO
KIWI
LANGSAT
LARANJA
LICHIA
LIMÃO
LONGAN
LUCUMA
MAÇÃ
MACADÂMIA
MAMÃO
MANÁ
http://www.marcusmello.com.br/images/frtmanga1.gif
MANGABA
MANGOSTÃO
MARACUJÁ
MARMELO
MAROLO
MARULA
MELANCIA
MELÃO
MORANGO
MURICI
NECTARINA
NÊSPERA
PEQUI
PÊRA
PÊSSEGO
PISTACHE
PITANGA
PITAYA
PITOMBA
PUPUNHA
RAMBUTÃO
ROMÃ
SAPOTI
SAPUCAIA
TÂMARA
http://www.marcusmello.com.br/images/frttamarindo1.gif
TANGERINA
TOMATE ARBÓREO
UMBU
UVA
UVAIA




http://www.marcusmello.com.br/images/tr3.gif
Copyright © 2008, Desenvolvido por: Daniela Queiroz






O abacate, abacado ou pêra-de-advogado é o fruto comestível do abacateiro, que é uma árvore da família da laureáceas, nativa do México ou da América do Sul (Persea americana), hoje extensamente cultivada - incluindo nas Ilhas Canárias e na ilha da Madeira - e muito popular no Brasil. São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente. Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rica em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas dentre as frutas. É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar no Brasil.
O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome nahuatl (asteca) do fruto é ahuacatl (o qual significa testículo - analogia com a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate. O abacate é um fruto arrendondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1.500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 15 ou 20 m e cresce melhor em climas quentes.
Valor nutritivo
Abacate cru
(valor nutritivo por 100g)
água: 73,23 g
resíduos totais: 1,58 g
fibras: 6,7 g
valor energético: 160 kcal
proteínas: 2,00 g
lípidos: 14,66 g
glícidos: 8,53 g
açúcares simples: 0,66 g
oligo-elementos
potássio: 485 mg
magnésio: 29 mg
fósforo: 52 mg
cálcio: 12 mg
sódio: 7 mg
zinco: 640 µg
ferro: 550 µg
cobre: 190 µg
vitaminas
vitamina C: 10,0 mg
vitamina B1: 67 µg
vitamina B2: 130 µg
vitamina B3: 1738 µg
vitamina B5: 1389 µg
vitamina B6: 257 µg
vitamina B9: 0 µg
vitamina B12: 0 µg
vitamina A: 146 UI
retinol: 0 µg
vitamina E: 2,07 µg
vitamina K: 21 µg
ácidos gordos
saturados: 2126 mg
mono-insaturados: 9799 mg
poli-insaturados: 1816 mg
colesterol: 0 mg

Uso Medicinal
O abacate é um alimento digno de mérito, pois sacia a fome, nutre todo o organismo e pode auxiliar na cura de algumas enfermidades. É uma fruta que proporciona nutrição e saúde ao corpo.Ajuda a combater os males produzidos pelo uso de carne, perturbações digestivas,constipação, flatulências, desordens gástricas,reumatismo, gota,afecções do fígado, da pele etc. É também um bom cosmético:conserva a beleza da pele e do cabelo.

B I O H A B I T A T E – S Á Ú D E A M B I E N T A L E A R Q U I T E T U R A V I V A
FLÁVIO DUARTE - ARQUITETO , URBANISTA E GEOBIOLOGO - WWW.BIOHABITATE.COM.BR -
flavio@biohabitate.com.br – Tel: (31) 33185259 – (31) 98235259
RECEITAS PRÁTICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE DA CASA
Cera Lustra madeira natural
125 g de cera de abelha, ralada e derretida em banho maria
500 ml de óleo de linhaça natural* refinado
1 colher de chá de essência natural de citronela, alecrim, eucalipto ou lavanda
(esquentar a água, retirar do fogo e colocar as folhas da planta que você for usar)
Preparo
Derreter a cera de abelha em banho maria, retirar do fogo e acrescentar aos poucos
a linhaça, volte para fogo (sempre em banho maria, nunca diretamente no fogo - a
linhaça é inflamável portanto sempre trabalhe em locais ventilados).
* o óleo de linhaça não deve ser sintético, normalmente encontrado em depósitos
de material de construção, pois o óleo de linhaça sintético contém componentes
tóxicos.
Escurecedor de madeira natural
Diluir Extrato de Nogueira em Grãos em água quente:
- 40gr. a 120gr. de Extrato para cada litro de água adicionado.
A quantidade de extrato à ser adicionada deve ser variada de acordo com a
coloração inicial da madeira à ser escurecida e de acordo com a tonalidade final da
madeira desejada (quanto mais extrato, mais escura a madeira ficará).
Verniz natural de linhaça
- Óleo de linhaça natural polimerizado
(secagem em 4 dias)
Cera Cremosa Natural para madeiras 2
750 gramas de cera de abelha pura, também picada
750 gramas de cera de carnaúba modificada com parafina
150 ml de óleo de linhaça
Tinta de Terra Crua
Pintura para exterior
08 kg terra argilosa ou de formigueiro (cor da tinta) + 6 litros de sumo de cactos
palma* + 200 ml de óleo de linhaça natural refinado
B I O H A B I T A T E – S Á Ú D E A M B I E N T A L E A R Q U I T E T U R A V I V A
FLÁVIO DUARTE - ARQUITETO , URBANISTA E GEOBIOLOGO - WWW.BIOHABITATE.COM.BR -
flavio@biohabitate.com.br – Tel: (31) 33185259 – (31) 98235259
Tinta de Terra Crua
Pintura para interior
08 kg terra argilosa ou de formigueiro (cor da tinta) + 6 litros de sumo de cactos
palma*
* cortar as folhas do cactos palma, colocar em um balde ou bacia e cobrir com água,
deixar de molho 6 dias e coar em peneira de arroz.
Produto de Limpeza Multiuso
1L de água quente (ou de chá de ervas aromáticas e de limpeza como eucalipto,
citronela ou alecrim)
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre branco (ou suco de limão sem água)
Detergente para cozinha
1 L de água quente
100gr. de sabão de coco ralado
2 colheres de sopa de vinagre branco (ou o suco do limão) para vasilhas com muita
gordura
Desinfetante para banheiros
1 L de água quente
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de essência natural de eucalipto ou citronela (esquentar a água,
retirar do fogo e colocar as folhas do eucalipto ou da citronela)
Limpa vidros
1L de água
3 colheres de vinagre branco
Enxugar com jornal ou pano de algodão




Do abacate obtém-se um azeite muito bom para combater o reumatismo e a gota. Friccionam-se partes afetadas e doloridas.
O mesmo azeite se emprega contra a formação de caspas e a queda de cabelo. Fazem-se fricções no couro cabeludo. Estas aplicações segundo conceito empírico, fazem crescer o cabelo.
As folhas e os brotos do abacateiro são usados, empiricamente,em chás, como diuréticos (para provocar a urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou restabelecer a menstruação);
Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as supurações, e para fortificar as gengivas e  os dentes.
Para aliviar nevralgias e dores de cabeça,aplicam-se compressas quentes com o chá das folhas à cabeça.
O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes casos: afecções da garganta, bronquite, catarros,cansaço,debilidade do estômago, diarréia, disenteria,dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse etc.
As flores são emenagogas.
A casca esmiuçada é indicada para combater vermes intestinais. O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria.
Tomam-se duas colherinhas do pó dissolvido em uma xícara de água morna.
Com cataplasma de caroço tostado e moído favorece-se a cura das inflamações dos dedos.
O chá do cozimento dos caroços é usado para combater os eczemas do couro cabeludo.

O abacate é uma das frutas que podem figurar com freqüência nas nossas refeições. Os obesos,contudo, devem evitá-lo. As crianças podem usá-lo depois de um ano de idade.
Nunca se deve premer o fruto com os dedos pra verificar o grau de maturação,porque a mais ligeira pressão pode originar o apodrecimento.
O abacate deve ser colhido à mão ou recorrendo a aparelhos próprios, com muito cuidado e um por um, procurando não sacudir os ramos para não quebrar os pedúnculos.
Alimentação dos animais
Em caso de superabundância na produção de abacates, podem ser dados aos animais. Nas Antilhas, as cascas dos frutos, cozidas, são dadas ao gado.
Os frutos e as respectivas cascas tornam-se mais apetitosos e nutritivos quando se lhes junta um pouco de farelo e água, formando uma mistura pastosa.
Havendo, pois, superprodução ou sendo escassa a procura, podem-se aproveitar os abacates na alimentação dos animais em vez de deixá-los apodrecer no pomar.
Pode-se igualmente fabricar uma farinha desse fruto.
Na Indústria
O extrato gorduroso do abacate, além da possível utilização culinária, o que carece de mais decididos investimentos, é empregável na indústria com bom rendimento, na forma de matéria prima, para a obtenção de furfural(furano-2-carboxialdeído), juntamente com outros elementos residuais provenientes da casca de aveia e sabugo de milho.
O furfural entra na fabricação de nylon-66, certos solventes, desinfetantes etc.
 Então, mãos à obra!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditação para Paz