Pesquisar este blog

Lugar de criança é brincando!


Posted: 13 Jul 2011 01:49 PM PDT

 Cobra feita com artesanato de reciclagem de rolhas de garrafas
Pra alegrar a criançada que está em férias e adora brincar de assustar os adultos, vamos ensinar uma dica de brinquedo reciclado. Espiem só o que dá pra fazer com rolhas de garrafas: uma cobra.

Retire a rolha da água e corte com uma faca bem afiada Pra começar vamos recordar o nosso segredo, clique e leia: Como cortar as rolhas sem esfarelar.
Usando as dicas acima corte suas rolhas em fatias de um dedo. Quanto maior você desejar sua cobra, mas fatias vai precisar, é claro. Corte as rolhas em fatias de um dedo
Aqueça um prego no fogo até ficar vermelho Aqueça um prego no fogo até ficar com a ponta bem vermelha. Use um alicate para não se queimar.
Fure as fatias de rolha bem no centro usando o prego aquecido no fogo. Fure as fatias de rolha bem no centro
Use um prego largo para um furo onde passe um barbante Use um prego largo para fazer um furo onde passe um barbante.
Numa rolha inteira faça um pequeno filete para dar um formato de boca. Corte uma rolha inteira para fazer um formato de boca
Modele o alto da cabeça arredondando as bordas Modele o alto da cabeça arredondando as bordas. Fure a rolha da cabeça no sentido do comprimento, também no centro. Lembre sempre de usar as rolhas úmidas para isso. Depois de todas as peças cortadas e furadas, deixe secar bem.

Como fazer a cobra 


Para montar a cobra vamos usar barbante e uma agulha de crochê. Para montar a cobra vamos usar barbante e uma agulha de crochê
Atravesse a agulha no furo da cabeça e puxe o barbante Atravesse a agulha no furo da cabeça e puxe o barbante através dele. Faça um nó na ponta para não escapar e deixe uma pequena ponta para servir de língua. Deixe do outro lado uma medida bem grande de barbante para montar o corpo da cobra.
Faça um nó logo após a cabeça e outro antes da primeira fatia do corpo. Não precisa apertar, é apenas para as partes não se moverem durante as brincadeiras. Faça um nó logo após a cabeça e outro antes da primeira fatia
Continue a encaixar as outras fatias para montar o corpo Continue a encaixar as outras fatias para montar o corpo, sempre as prendendo entre nós do barbante. Prenda uma após a outra até completar o tamanho desejado. No final deixe uma ponta para ser o rabo da cobra.
Na cabeça pinte a língua da cobra de vermelho naquela pequena tira de barbante que você deixou no início. Pinte a língua da cobra de vermelho
Pinte também os olhos da sua cobra Pinte também os olhos da sua cobra. Deixe secar a tinta.
E aí está sua víbora, serpente ou cobra.  Detalhe da cobra de rolhas de garrafas, artesanato com reciclagem
Cobra de rolhas passeia no jardim, artesanato com reciclagem Você ainda pode pintar todas as fatias das rolhas e customizar sua cobra numa cascavel, numa coral ou a cobra de sua preferência, não é engraçado?

O importante é divertir a garotada em dias de férias, de chuva ou de frio.
Quer aprender a fazer outros brinquedos com reciclagem? Clique aqui.
Fotos: Cris Turek
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Entretendo as crianças sem gastar muito e sem usar a televisão

Picture 2Incrí­vel como hoje em dia as crianças andam tão apaixonadas por TV,video games e computador. Apaixonadas de tal forma,que perdem as melhores e mais simples brincadeiras da infância!! E o pior de tudo é que esse ví­cio todo oferece no mí­nimo (estou sendo otimista) uns 15 efeitos colaterais bem desagradáveis,tais como obesidade,câncer,diabetes,comportamento agressivo,etc.
Não há nenhuma razão para que crianças assistam cerca de duas horas ou mais de TV por dia –como fazem 83% das crianças americanas com menos de 6 anos. Cerca de 90% das crianças com menos de 2 anos já assistem TV,mesmo que isso interfira no seu acelerado desenvolvimento cerebral,que precisa de muito estí­mulo de qualidade nessa fase da vida. Televisão não é estí­mulo para crianças saudáveis!!
Apesar de ser muito prático e muito cômodo simplesmente ligar a TV e deixar as crianças lá calmas e distraí­das com a programação,existem muitas outras opções simples que podem ser ainda mais divertidas e muito mais saudáveis e instrutivas!!




Aqui seguem algumas idéias:
  • Uma boa caminhada,que pode ser num bonito parque ou pelo bairro onde você mora. Hoje estou na praia e caminhei um montão com meu pequeno,olhando cada detalhe,cada onda,cada folha se mexendo com o vento. Foi bom demais,muito relaxante!
  • Ler um livros –não interessa o assunto,deixe a criança escolher e nunca subestime o seu interesse. Um mapa mundi,com desenhos de todos os continentes pode ser mais interessante e divertido do que parece.
  • Picture 3Preparem um refeição juntos. Numa cozinha uma criança pode aprender muito mais do que se imagina!!! E a criança ficará orgulhosa por saber que é capaz de contribuir de alguma forma no andamento da casa. Pesquise a origem da receita,o porquê de cada ingrediente e o que acontece durante seu preparo. Só com isso já se tem uma bela lição de história,geografia,fí­sica e quí­mica. Caso você não goste,ou não tenha tempo de cozinhar,mande seu filho para uma AULA DE CULINÁRIA,será diversão e aprendizado na certa!!
  • Monte um quebra-cabeça. É um jogo de inteligência e concentração e no mercado existem quebra-cabeças para todas as idades!
  • Escolha um jogo qualquer de tabuleiro e reúna a turma. É uma delí­cia e estimula a inteligência! O mercado oferece opções para todas as idades!
  • Conversem,conversem,conversem!! Sobre qualquer assunto,tagarelar é uma delí­cia!
  • Pratique algum esporte,qualquer um que seu filho goste,que você goste
  • Desenhe,pinte e borde! Colocar a imaginação num papel,com cores e texturas é uma delí­cia em qualquer idade!
  • Brinque ao ar livre. Se você não tem jardim em casa ou no prédio,procure uma praça ou parque próximo da sua casa
  • Convide amigos para sua casa
  • Tenha sempre música por perto,e dance muito,“solte a franga”!!! Relaxa,esfria a cabeça,mexe o corpo e a mente!
  • Invente uma caça ao tesouro pelo prédio,pela casa ou pela vizinhança (o que a sua realidade permitir). É muito divertido!
  • Faça guerra de almofadas e travesseiros. Já viu gargalhada mais gostosa do que a gente dá nessa brincadeira?
  • Ande de bicicleta,patinete ou carrinho de rolemã,sempre cuidando para o tráfego de carros –a preferência nesse caso deverá ser por parques e praças
  • Escreva cartas e ensine seu filho a fazê-las –ainda que no começo sejam desenhos ou garranchos incompreensí­veis. Depois não deixem de ir juntos ao correio enviá-la
  • Faça palavras cruzadas. Eu adoro passar o tempo com elas,desde muito pequena!
  • Escrevam histórias,inventem e dramatizem. Brinquem de teatro com toda a criatividade!
  • Aposte corridas
  • Conte muitas piadas e charadas
  • Com caixas de papelão dediversos tamanhos e formas vocês constroem castelos,casas e verdadeiras fortalezas para brincar
  • Plante alguma coisa no seu jardim,mas se você não possui um,use um vaso bem bonito
  • Construa e brinque com aviões de papel
E como dessa vida nada se leva,riam de tudo,levem tudo na esportiva,sejam saudáveis,mas sem neuroses,sejam felizes e façam seus filhos,parentes e amigos felizes!!



DIA DAS MÃES
QUE TAL FAZER UM LINDO CARTÃO PARA PRESENTEAR A MAMÃE?
VEJA COMO É FÁCIL!
CHAME SEUS AMIGOS E DIVIRTA-SE!

Link to Artesanato e Decoração - Vila do Artesão

Posted: 02 May 2011 04:34 PM PDT


Cartão de scrap num artesanato com tecido e flores enroladas
O dia das mães merece a escolha de um belo presente, para demonstrar o carinho que temos com essas mulheres tão especiais. E um belo cartão acompanhando pode dar um toque muito carinhoso, especialmente se for feito por nós mesmos. Escolhi para vocês quatro formatos de cartão para o dia das mães usando um artesanato simples mas que ganham grande efeito no conjunto.

Detalhe das flores enroladas do cartão de scrap Começamos com um belo cartão em técnicas de scrap que usa flores de tecido enroladas para dar o charme especial que toda mamãe merece. O passo a passo super bem explicado de como fazer esse cartão está no site da Andressa Betinassi. Cliquem e confiram.

Se você achou o primeiro cartão muito complicado, esse modelo também com um roseta de tecido é super simples de fazer. Requer apenas uma costura básica e cola para fixar o tecido. A explicação está no blog Things We Make. Cartão com retalho e rosa de tecido, um artesanato bem simples

Cartão com artesanato pop-up em recortes de papel Outro modelo de cartão que é a cara de toda mamãe é essa dobradura de papel que ao abrir faz um belo buquê de flores desabrochar em suas mãos. Parece complicado, mas exige apenas um pouco de atenção na colagem das pétalas. Para conferir o passo a passo é só acessar o site da nossa guru Martha Stewart. Clique pra ver.

As flores não podem mesmo faltar num cartão para o dia das mães. Essa sugestão é uma graça e muito simples. Sua beleza se resume na escolha de belos botões coloridos. Essa dica fácil e graciosa vem do How About Orange, passe lá pra espiar. Botões são as flores do cartão do dias das mães

Essas dicas de cartões caem super bem para o dia das mães, mas também podem ser aproveitadas para muitas outras ocasiões. Anotem e usufruam bastante.
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem



RECICLAR E DIVERTIR 
Veja como podemos fazer uma linda borboleta!



Gostei muito desse blogger! 
Vale a pena dar uma olhadinha!














Definição
São materiais derivados do petróleo, formados pela união de grandes cadeias moleculares chamadas polímeros (poly = muitos, meros = partes). As propriedades dos plásticos são definidas a partir do tamanho e da estrutura das moléculas desses polímeros (resinas).
Coleta Seletiva
A cor do coletor é vermelha.
Símbolos da Reciclagem
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio da norma NBR 13230/2008, estabeleceu os seguintes símbolos:
SímboloPrincipais característicasAlgumas aplicações

Politereftalato de Etileno
Transparente; muito resistente; impermeável; polímeros de alta densidade (afundam na água); amolece a baixa temperatura (80ºC)Garrafas de água mineral e refrigerante; embalagens de produtos alimentícios, de limpeza, cosméticos e farmacêuticos; bandejas para micro-ondas; filmes para áudio e vídeo; fibras têxteis

Polietileno de Alta Densidade
Amolece a baixa temperatura (120°C); impermeável; rígido e com resistência química; polímeros de baixa densidade (flutuam na água); queima como vela, liberando cheiro de parafina; superfície lisa e “cerosa”Embalagens para alimentos; produtos têxteis; cosméticos; embalagens descartáveis; tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafões de água mineral; brinquedos; eletrodomésticos; cerdas de vassoura e escovas; sacarias (revestimento e impermeabilização); fitas adesivas

Policloreto de Vinila
Rigidez; impermeabilidade; polímeros de alta densidade (afundam na água); amolecem a baixa temperatura (80°C); queima com grande dificuldade, liberando um cheiro acre de cloro; é solubilizado com solventesTubos, conexões e cabos elétricos; materiais de construção, como janelas, portas, esquadrias e cabos de energia; brinquedos; alguns tipos de tecido; chinelos; cartões de crédito; tubos para máquinas de lavar roupa; caixas de alimentos

Polietileno de Baixa Densidade
Flexível; transparente e impermeável; polímeros de baixa densidade (flutuam na água); amolece a baixa temperatura (85°C); queima como vela, liberando cheiro de parafina; superfície lisa e “cerosa”Embalagens de alimentos; fraldas e absorventes higiênicos; filmes termocontroláveis, como caixas para garrafas de refrigerante, fios e cabos para televisão e telefone; filmes de uso geral; sacaria industrial; tubos de irrigação e mangueiras; embalagens flexíveis; impermeabilização de papel (embalagens longa vida)

Polipropileno
Não altera o aroma do alimento; brilhante, rígido e inquebrável; amolece a baixa temperatura (150°C); queima como vela, liberando cheiro de parafina; baixa densidade (flutuam na água); filmes, quando apertados nas mãos, fazem barulho semelhantes ao celofaneEmbalagens para alimentos; produtos têxteis; cosméticos; tampas de refrigerante; potes para freezer e garrafões de água mineral; produtos hospitalares descartáveis; tubos para água quente; autopeças; fibras para tapetes; fraldas e absorventes higiênicos

Poliestireno
Impermeabilidade; polímeros de baixa densidade (flutuam na água); quebradiço; amolece a baixa temperatura (80ºC a 100°C); queima relativamente fácil, liberando fumaça preta com cheiro de “estireno”Fabricação de copos descartáveis; eletrodomésticos; produtos para construção civil; autopeças; potes para iogurte, sorvete e doces; frascos, bandejas de supermercados, pratos e tampas; aparelhos de barbear descartáveis; brinquedos

Copolímero de Etileno e Acetato de Vinila – EVA
Boas propriedades mecânicas a baixas temperaturasCalçados; colas e adesivos; peças técnicas; fios e cabos
Ciclo do Plástico

Clique para ampliar.
Benefícios da Reciclagem
Aspectos sanitários e ambientais:
- eliminação de possíveis pontos de destinação inadequada de resíduos que propiciam a proliferação de vetores causadores de doenças;
- contaminação e poluição de cursos d’água;
- diminuição dos riscos de contaminação do ar proveniente da queima de plásticos;
- redução do volume dos resíduos coletados, promovendo o aumento da vida útil dos aterros sanitários.
Aspectos econômicos:
- redução do gasto de energia e utilização de matéria proveniente de petróleo;
- redução dos custos de coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos urbanos;
- menor preço para o consumidor dos produtos produzidos com plástico reciclado.
Aspectos sociais:
- absorção de mão de obra (catadores de materiais recicláveis, sucateiros, carroceiros), promovendo a geração de emprego e renda, além da reinserção social com resgate da cidadania.
Saiba Mais


Brinquedoteca Viva
Você lembra daqueles tradicionais brinquedos que se fazia por conta própria? Quem pode esquecer da primeira pipa que conseguiu construir, da bola de meias ou daquele sensacional telefone com fio feito de latinhas.
Pois é, existe um lugar muito legal que está resgatando o prazer de fazer brinquedos de forma artesanal. Este lugar é o Projeto Brinquedoteca Viva de Paracambi que além de brinquedos, trabalha com cidadania, resgate social, inovação e, sobretudo, muito amor.
O projeto teve início em 2002, em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Paracambi, Light e Sebrae/RJ. Ele tem como objetivo a realização de cursos de produção de brinquedos para alunos de escolas públicas municipais que brincam e ao mesmo tempo confeccionam seus próprios brinquedos através de materiais que ao invés de irem para o lixo são reaproveitados.
Os brinquedos têm sua origem em cultos e celebrações, tendo perdido aos poucos sua relação com os calendários e ritos coletivos até individualizar-se como mero divertimento. Até o século XVIII eles eram resultantes de um processo de produção que envolvia a cooperação entre pais e filhos, onde a confecção estava sujeita às especializações da época. Era o ferreiro quem fazia bonequinhos de chumbo ou o padeiro quem criava pequenas figuras de açúcar.
A partir do século XIX os brinquedos passam a ser produzidos em escala industrial e não são mais identificados com os homens que o fizeram, mas pela indústria na qual foram produzidos. Os operários dos brinquedos, por sua vez, não se reconhecem no brinquedo. Cada um fez uma parte apenas, acionando máquinas ou instrumentos. Ao final da linha de montagem, o brinquedo não é produto do trabalho de ninguém especificamente, embora muitos tenham contribuído para a sua fabricação.
Nesse sentido, o Projeto Brinquedoteca Viva de Paracambi tenta resgatar o valor histórico dos brinquedos antigos artesanais, desenvolver habilidades manuais e aptidões criativas, além de criar um veículo que possibilite o diálogo entre as gerações e o fortalecimento da identidade cultural da região. O projeto proporciona ainda a qualificação em técnicas de confecção e pintura de brinquedos, que futuramente poderão ser instrumentos de um ofício que complemente a renda familiar. É neste conceito que 150 alunos, com idade igual ou superior a 14 anos, foram capacitados a produzirem esses brinquedos.
O Projeto Brinquedoteca Viva funciona numa antiga fábrica têxtil em Paracambi e apresenta um espaço permanente de exposição e venda dos materiais, fazendo parte do roteiro de visitas oficiais dos convidados da prefeitura. Além disso, seus produtos podem ser vistos na Casa de Artesanato do Povo do Estado do Rio de Janeiro (antigo Programa Produzir) e aqui no Espaço Reciclarte da Recicloteca.
Além da produção de brinquedos, a Brinquedoteca Viva participa de eventos municipais promovendo oficinas gratuitas, oferecidas pelos coordenadores e alunos em processo de formação. Com isso, já foram atendidos mais de 1.000 alunos de escolas do município de Paracambi. As atividades do projeto também começaram a se estender para outros municípios do estado do Rio de Janeiro, como Nova Iguaçu, através da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, com a capacitação de três pessoas, e em Miguel Pereira e Três Rios através da realização de exposições e oficinas de confecção de brinquedos.
FONTES:
OLIVEIRA, P. de S. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense. 1989.
Brinquedoteca Viva - R. Sebastião Lacerda s/n Paracambi - RJ - cep: 26600-000
Funcionamento: segunda, terça, quinta e sexta-feira (9 às 11h e 12 às 13 h)
.
CONTATOS:

Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Paracambi – (21) 2683-2853
Ana M. de O. Venezia e Neliane M. de A. Oliveira

Brinquedoteca Viva de Paracambi - (21) 9129-9985 e (21) 9198-7736-
Denise M. G. Rodrigues e Gilberto L. da Silva

SEBRAE/RJ - (21) 2667-3955 – willians@balcao.sebraerj.com.br
Willians B. Dias / Vanessa Barbosa da Costa Melo




Calma!
O que criança mais gosta de fazer?
É só parar e observar que logo se vê objetos espalhados pelo chão da casa.
Então por que não insentivarmos desde cedo o uso de material que iria para o lixo virando brinquedos divertidos!

Achei incrível este cavalinho da Adri, minha amiga do Baú Colorido!!! A criançada vai amar cavalgar na sala de aula e a gente ainda ajuda a salvar o planeta! Vamos fazer?

Materiais:
EVA nas cores: branco, preto, marrom, bege e vermelho;
Garrafa pet;
Lã na cor cinza;
Tesoura sem ponta;
2m de corda; (usei barbante)
Metade de um cabo da vassoura; (usei o cabo inteiro)
Cola de contato; (cola quente)
Régua;
Lápis;
Molde.

Modo de fazer:
Dobre a garrafa ao meio e modele para formar a cabeça do cavalo.
Amarre as partes com a corda;
Recorte o EVA seguindo o molde.
Cole na peça com a cola de contato;
Para a crina, enrole 30 vezes a lã em cinco dedos.
Amarre o centro e corte as laterais para separar os fios;
Para a franja, enrole 10 vezes a lã em quatro dedos.
Amarre seguindo o passo anterior e cole na peça;
Encaixe o cabo de vassoura no gargalo da garrafa.
Então, mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditação para Paz