Pesquisar este blog

Arte Verde









Posted: 19 Jul 2011 02:36 PM PDT


Garrafas recicladas decoradas com cascas de ovos de avestruz
Mosaico é uma técnica de um efeito tão surpreendente que é difícil não nos encantarmos. Hoje aqui no Mural da Vila vamos ver o que nossos amigos criam com essa técnica. Quero ver vocês se animando a começar só de olhar esses belos trabalhos.
Lembrem: se quiserem dicas, tirar dúvidas, fazer elogios e trocar experiências com algum desses amigos artesãos, basta escrever para o email indicado ao lado de cada foto. Quem é que não gosta de receber uma mensagem?
E para auxiliar os que estão começando com o mosaico, confiram nossas duas dicas com passo a passo fotografado:
Mosaico com cascas de ovos e Moldura de espelho em mosaico

Mural da Vila 


Começamos lá no alto com o belo trabalho de nosso amigo Ary Souza de Guapirama/PR. O Ary reciclou garrafas de vidro, decorando com a técnica do mosaico. O material que ele usou? Ovos de avestruz. A casca desses ovos é extremamente grossa e firme, deixando as garrafas totalmente revestidas. Aproveito pra agradecer ao Ary, que nos presenteou com uma dessas belas peças. Realmente de perto é ainda mais interessante. Parabéns Ary. O email de nosso amigo é azuosyra@gmail.com


Espelho com mosaico de reciclagem de Cds Esse espelho interessante foi feito com mosaico de pedacinhos de Cds. A criação é da Luciane Aragão e mostra mais uma vez como a reciclagem pode render efeitos de muito bom gosto. Quer pedir dicas? O email da Luciane é lunevescastro@terra.com.br

Esse outro espelho foi decorado com cascas de ovos, dessa vez de galinha, com a mesma técnica que ensinamos pra fazer a bandeja. A diferença é que a Maria Rita de Fátima Souza envelheceu o mosaico passando sobre as cascas já coladas, o betume. Isso só pra vocês terem uma ideia de quantas coisas pode-se criar. O email da Maria Rita é mritanetosouza@gmail.com Escrevam. Moldura decorada com cascas de ovos escurecidas com betume

Caixa decorada com mosaico de vidro A Elisa Assunção é moisacista de mão cheia e faz peças com a técnica tradicional usando mosaicos de vidro e de cerâmica. Vejam que coisa mais linda está essa caixa. Que trabalho perfeito, né? A Elisa aceita encomendas. Anotem o email dela para contatos: lis_mosaicos@hotmail.com

E pra terminar mais um belo trabalho usando a mesma técnica que ensinamos em nosso passo a passo, o mosaico com casca de ovos. O trabalho é de nossa amiga Maria Nabão, parceira de sempre do mural, que não pára um minuto sequer de produzir. O trabalho dela é uma caixa com compartimentos com o exterior todo decorado com mosaico. E embaixo da caixa está uma mandala onde a Maria transformou cacos de uma porta de vidro em mosaico. Simplesmente cheio de efeito, concordam? Anotem o email da Maria e escrevam para fazer encomendas e bater aquele papo: mariabnabao@hotmail.com

Reciclagem de cascas de ovos, transformados em mosaico

Quer dar uma espiada em outros trabalhos com mosaico? Esses logo abaixo estão disponíveis pra venda ou encomenda no nosso site de Classificados. Consultem e confiram os valores, cliquem: Classificados de Artesanato da Vila 

Tampo de mesa em mosaico Fran Mosaicos Quadro decorativo em mosaico de Shirley Aquino

Quer ter seus trabalhos no Mural da Vila? Envie até 4 fotos bem nítidas e sem marca d’água para blog@viladoartesao.com.br  Pode ser sobre qualquer trabalho artesanal. Quando você menos esperar vai ver ele publicado aqui.

Fotos cedidas pelos leitores
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem




Posted: 03 Jul 2011 05:45 PM PDT


Mesas de metal com tampo de madeira com estilo moderno, para canto ou centro
Essa mesa de metal que vamos aprender como fazer, é um móvel jovem, descontraído, que combina com pessoas que curtem decoração no estilo moderno e despojado e também cai perfeitamente para apartamentos masculinos, justamente por esse design objetivo e prático.
Tudo que é preciso são colunas de aço perfuradas em perfil L, que podem ser compradas em empresas que produzem perfis para móveis e outros fins, parafuso francês com porca e arruela, parafuso philips e uma chapa de compensado ou da madeira de sua preferência.

Armário com estrutura de metal perfurada com perfil em L O que chamamos de coluna perfurada, são essas hastes de metal que encontramos em armários de lojas, como da foto ao lado. Aí fica uma dica: que tal reformar aquele seu velho armário de garagem? Para a sua mesa serão precisos 12 peças dessa coluna com 50cm de altura. Você pode comprar já cortadas nas medidas ou cortar num serralheiro, caso deseje reformar seu velho armário.
Monte a estrutura, uma quina de cada vez, e junte tudo com os mesmos parafusos. Os parafusos usam porca e arruela e devem ser apertados com chave de boca pelo lado de dentro da mesa. Repita para as outras sete quinas e aperte bem para que a estrutura fique firme. Monte a estrutura e parafuse tudo junto com parafuso francês
Parafuse a chapa de madeira com parafusos philips pequenos Posicione a chapa de madeira no topo da mesa e fixe por baixo com parafusos modelo philips. Use dois parafusos para cada lateral da chapa.
Observem como fica o acabamento das bordas com os parafusos modelo francês que é esse de cabeça lisa. Para que o tampo fique na medida exata o ideal é tirar as medidas para a chapa depois que a estrutura estiver pronta. Observe como fica o acabamento das bordas

O resultado é uma mesa bem moderna e prática e com bastante personalidade. A dica é do site Lowe’s Creative Ideas. Visite para conferir outros detalhes.
Reparem que com essa dica é possível fazer mesas mais compridas e também mais altas, é só mudar as medidas das colunas perfuradas. Adapte para as suas necessidades e mãos à obra.
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem
Posted: 03 Jul 2011 05:06 PM PDT


Bastante coisa bacana hoje: curso gratuito, curso para aprimorar e também uma exposição bem bacana. Vamos conferir?
Quer divulgar um evento bacana de artesanato aqui na Vila? Envie todas as informações com detalhes para blog@viladoartesao.com.br que nós publicamos com prazer.
Lembrando: a Vila não organiza cursos e feiras, nós apenas divulgamos as agendas que nos enviam. Se a sua cidade ainda foi mencionada, consulte outras agendas no assunto Eventos e Notícias ou aguarde as próximas divulgações.

Fenearte 2011 começa em Recife

  • Vai até o dia 10 de julho/11 a ótima feira de artesanato e arte popular de Recife. Todos os dias há uma extensa programação de oficinas gratuitas e outras atrações, além de artesãos de todo o Brasil expondo e comercializando sua arte. Eu que já fui várias vezes, indico. Vale à pena. Quem puder não deixe de ir. O local é o Centro de Convenções de Pernambuco que fica na Av. Professor Andrade Bezerra, s/nº, Salgadinho / Olinda Mais informações: (81) 3181-7300 e no site oficial da Fenearte 2011.
Começa a Fenearte 2011

Exposição de esculturas em papel maché

  • Nossas amigas as Irmãs Santiago, que vocês conhecem do Bazar da Vila, estarão abrindo uma nova exposição no próximo dia 05 de julho/11, na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira em Londrina/PR. Dessa vez as peças das artistas terão a parede como suporte. A vernissage terá início às 20 horas e o endereço é Av. Higienópolis, 1910. Amigas, desejo muito sucesso nesse novo evento e convido os amigos de Londrina a comparecerem e prestigiarem.
Oficina de Papel Maché com as irmãs Santiago

Momento Dohler chega à Brasília

  • Amigos de Brasília, corram fazer suas inscrições para o curso gratuito de artesanato da Döhler que vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de julho/11 no Hotel Naoum Plaza. Serão 4 turmas que terão como instrutor Marcelo Darghan. Vocês precisam levar apenas tesoura e caneta, o resto é por conta da Döhler, mas é preciso fazer a inscrição antecipadamente através do telefone 0800 643 8800 (ligação gratuita) ou no e-mail: momentodohler@dohler.com.br Ah, e os participantes devem colaborar doando 1Kg de alimento não perecível, produtos de higiene ou fraldas. Façam a sua parte, agradecendo a gentileza da Döhler. O endereço do hotel é Setor Hoteleiro Sul, Quadra 5 – Bloco H – Asa Sul
Momento Döhler em Brasília com curso de artesanato gratuito

Curso de tingimento químico de tecidos

  • Minha amiga Divânia Nogueira pediu pra compartilhar com vocês o curso que ela está promovendo em Valença/RJ no dia 23 de julho/11. O workshop inclui o tema desdobramento de cores, tingimento de fios para bordado e tingimento de microondas. Para confirmar a participação e o local do curso, é necessário entrar em contato com a Divânia via email no divanianogueira@gmail.com Vamos lá pessoal, aprender mais novidades.
Curso de tingimento químico de tecidos em Valença/RJ

Curso de Arteterapia com novas turmas em agosto

  • O pessoal da NAPE, Núcleo de Arte e Educação, está formando novas turmas para o curso de Arteterapia em Curitiba, no mês de agosto/11. O curso é de pós-graduação com duração de 520 horas, com professores de renome nacional. Informações e inscrições no (12) 3941-8114 e no email napesjcampos@uol.com.br O curso está aberto para profissionais de várias áreas, entre em contato e confirme. Saiba mais sobre a Arteterapia, clique.
Curso de Arteterapia em Curitiba no mês de agosto


Cursos e workshops imperdíveis em nossa agenda

Link to Artesanato e Decoração - Vila do Artesão

Posted: 08 May 2011 02:59 PM PDT


Temos alguns cursos e workshops, daqueles que não dá para perder a oportunidade de jeito nenhum. Professoras maravilhosas, técnicas diferentes e custos acessíveis.
Envie sua contribuição para essa coluna através do email blog@viladoartesao.com.br  Divulgue informações de interesse de artesãos como cursos, oficinas e workshops.

Momento Dohler em Ribeirão Preto

  • Muita gente já conhece os eventos patrocinados pela empresa catarinense Dohler que fabrica peças de cama, mesa e banho. Os eventos, Momento Dohler, sempre gratuitos e com material incluso, ensinam várias técnicas diferentes. Esse ano o tema dos cursos é fuxico e bordados para toalhas. O evento é itinerante e o próximo acontece em Ribeirão Preto/SP nos dias 18 e 19 de maio/11. São turmas de manhã, à tarde e à noite. O local dos cursos será o Centro de Convenções Ribeirão Preto na Rua Bernardino de Campo, 999 e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 643 8800 (ligação gratuita) ou no email: momentodohler@dohler.com.br Vocês não vão perder essa oportunidade, vão?
Imagem do Momento Dohler que aconteceu em Belo Horizonte

Workshop com Jaci Ferreira em Belém

  • A conhecida artista das linhas e das agulhas, Jaci Ferreira, estará em Belém/PA no mês de junho para vários workshops de bordado em mais uma edição do projeto Bordando Memórias. Haverão turmas para iniciantes, técnica mista e avançado. O número de alunas por turma é pequeno e limitado, portanto quem quer estar dentro desse projeto deve entrar em contato já pois os cursos iniciam dia 06 de junho. O local dos workshops será o Ateliê das Artes de Gessi Delvaux e para se inscrever você pode entrar em contato através dos telefones (91) 3252-0276 e 8121-8147
Workshop de bordados com Jaci Ferreira

Cursos de feltragem em Porto Alegre

  • A feltragem é uma técnica interessantíssima e com muitas variáveis que está ganhando a cada dia mais adeptos aqui no Brasil. Como é novidade, não é comum encontrar cursos sobre o tema. Então fica a dica para quem mora em Porto Alegre. A artesã Inês Fernandes ministra aulas de 3 horas por R$60,00 com o material incluso. Se você está à procura de um lugar bacana para aprender, entre em contato com a Inês para saber mais detalhes através do email inespro@ig.com.br
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nossos artistas da Feira Hippie de Belo Horizonte!
Todos os domingos, desde  as primeiras horas da manhã, estão a postos na calçada em frente ao Parque Municipal, portaria da Av. Afonso Pena, estes maravilhosos artistas das artes plásticas.
Cada um com estilo próprio, alguns autodidatas, outros com formação na Belas Artes, mas todos , divulgadores do olhar mineiro de ser.
Todo meu carinho à vocês!

Helvécio Moraes
Pinturas à óleo sobre tela


Rebeca Welltten Camargos
Pintura à óleo

Wilson Cetano Pereira
Pintua Acrílica e à óleo

Mônica Rodrigues
Trabalho sob encomenda


E tem muito mais, siga o link e aprecie essa beleza!

Encontrei um artista muito talentoso, com belas telas de paisagens e de flores. Gostei muito do trabalho dele, porque além do talento em si, ele é um batalhador, não se afastando da arte para conseguir seu sustento. Mas o que eu garimpei e vou mostrar aqui pra vocês hoje é um outro talento que ele tem e que achei bastante interessante: o recorte personalizado do MDF.
João Ricardo Nóbrega pintando uma de suas telasJoão recortando o MDF para mais uma de suas criações

Pra começar o artista se chama João Ricardo Nóbrega e é do Rio de Janeiro. João elabora as formas sobre o MDF, recorta com uma serra tico-tico e depois dá o seu tratamento especial, pintando os detalhes. O resultado são interessantíssimos painéis vazados de nossas folhas tropicais como a de Jibóia e Bromélias coloridas, todas com detalhes muito sutis pintados à mão.

Paineis decorativos em MDF pintados à mão e recortadosEsse trabalho também é feito sob encomenda e o prazer de João está aí, em imaginar a ambientação final de suas “plantas”. É só dar uma espiada pra perceber como ficam interessantes.

E não é só isso. João também reproduz nos recortes do MDF, os traços dos rostos de pessoas que querem ter um retrato num estilo mais moderno do que o tradicional pintado em tela. Vejam como ele trabalha, a partir de uma fotografia cedida pelo cliente. Ao terminar, a face transferida para o suporte fica muito bacana.

Painel retrato encomendado e feito por João Ricardo NóbregaFoto original que será transformada em painel

Essas são dicas diferentes que garimpei pra você quer decorar seu espaço com algo muito especial ou que deseja presentear alguém com um retrato moderno e surpreendente e com o toque especial de um trabalho feito à mão.
Para quem já está interessado anote o email de João Ricardo para consultar valores: brio.22@hotmail.com
Ele também tem um blog com mais fotos de seus trabalhos. Visitem: KN Artes
Fotos: João Ricardo Nóbrega
    • facebook
    • orkut
    • twitter
    • email

    Reciclar
    A reciclagem não é mais um termo isolado aqueles que pertencem a uma comunidade.
    Hoje faz parte do nosso cotidiano. Ou, pelo menos, deveria ser.
    Pensando nisso, reaproveitei alguns resíduos da reforma de minha casa,como pedaços de madeira e ardósia, e os transformei. Claro que sem a pretensão de torná-los obras de arte. Mas, trabalhando o conceito de beleza e respeito ao ambiente que me acolhe.
    Espero que gostem!






    Meditação para Paz