Pesquisar este blog

MÃE NATUREZA!

Posted: 05 Jul 2011 02:11 PM PDT


Comedouro de pássaros com sementes, em forma de coração, dica de jardins e hortas

Por esses dias publiquei fotos dos pássaros do meu jardim e todo mundo se manifestou. Pensei: vamos falar mais em como atrair os pássaros. Achei essa dica de comedouro para pássaros feito com sementes e gelatina, que além de fácil de fazer, é saudável para os bichinhos e fica uma graça no jardim ou na varanda. 

Como fazer o comedouro de sementes

Tenha em mãos:
  • dois pacotes de gelatina sem sabor
  • três copos de alpiste e sementes para pássaros
  • cordão
  • cortador de biscoitos em formato de coração

Dissolva a gelatina em 10 colheres de água fria, e assim que amolecer misture com 2 xícaras de água quente. Misture bem até dissolver totalmente.

Misture a gelatina dissolvida com o alpiste Acrescente as três xícaras de alpiste e outras sementes que agradam os pássaros e novamente misture muito bem. Garanta que todas as sementes sejam envolvidas na gelatina. Aguarde esfriar.
Enquanto a mistura esfria, prepare suas forminhas ou formas maiores como na imagem. Coloque sobre um papel alumínio e unte a base e as laterais da forma. Prepare a forma de cortar biscoitos
Recheie a forma com a mistura de sementes Quando a mistura estiver fria, despeje dentro da forma. Espete um canudinho na parte superior para poder passar o cordão depois. Leve ao freezer para endurecer totalmente.
Quando estiver bem firme, desenforme com cuidado, passe o cordão pelo orifício e pendure em seu jardim num lugar bem sombreado. Amarre um cordão forte através do orifício e pendure seu comedouro

E curta bastante a alegria da passarinhada quando perceberem que tem um banquete para eles.
Essa receita recheia 3 formas de uns 12cm de largura. Se a sua for menor, você pode preparar, deixar no freezer e ir usando na medida da necessidade.
Atenção: Essa sugestão deve ser usada em tempos mais frios, pois a gelatina não derrete e o comedouro resiste até o final. Se você mora num lugar muito quente, teste nossa outra dica, clique: Atraindo pássaros com uma torta de sementes.
Essa dica de hoje aprendi com a Cindy Hopper, no Alphamom.
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

 

 

 

O que é Alimentação Natural?

Em primeiro lugar é importante dizer que nós não estamos vendendo nada. O Cachorro Verde não tem fins lucrativos e a Alimentação Natural que divulgamos aqui não é um produto.
O Cachorro Verde está aqui para:
  • Apresentar aos proprietários de cães e gatos, médicos-veterinários e criadores um conceito de alimentação pet que conquistou adeptos na Europa, Estados Unidos, Canadá e Oceania;
  • Mostrar como pode ser fácil, gostoso e divertido preparar em casa as refeições dos pets!
  • Desmistificar equívocos e terrorismos sobre comida caseira balanceada – que consideramos infinitamente superior a qualquer outro tipo de alimento.
Somos a favor de dietas caseiras cruas consagradas e aprovadas por milhares de proprietários de pets mundo afora, em especial a BARF (Biologically Appropriate Raw Food) e a Raw Meaty Bones, ambas desenvolvidas por médicos-veterinários australianos no início dos anos 1990.
Quase duas décadas de existência pode parecer pouco para uma experiência alimentar tão fora dos padrões, não é mesmo? Mas se você parar para pensar, canídeos e felídeos se alimentam de carnes e ossos crus há milênios! E nossos cães e gatos nada mais são do que réplicas domésticas desses ancestrais – tão geneticamente idênticos, que cães, por exemplo, podem se reproduzir com lobos e gerar filhotes férteis.

Cães ou lobos? As semelhanças vão muito além da aparência…
O modelo natural equipou os cães e os gatos com todas as ferramentas morfológicas e metabólicas necessárias para o consumo de carnes, ossos e outros alimentos in natura. Faz muito mais sentido, portanto, oferecer a eles uma alimentação o mais próxima possível daquilo que eles encontrariam na Natureza.
Não é nenhum exagero afirmar que conhecemos muito melhor e há mais tempo a comida natural, caseira. Afinal, foi partilhando das sobras de suas refeições que nossos antepassados atraíram os canídeos selvagens, tataravós distantes de nossos cães.
Por que, então, não alimentar cães e gatos com comida? Por que não oferecer a eles os mesmos alimentos complexos, nutritivos, frescos e deliciosos que comprovadamente melhoram nossa saúde e aumentam nossa longevidade? Carnes, ossos, peixes, ovos, legumes, folhas verdes, frutas - sim, seus pets podem comer tudo isso!
Comece agora mesmo a vasculhar o Cachorro Verde e aprenda a adicionar mais sabor e saúde à vida do seu cão ou gato!
Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!
Publicado em 14 de junho de 2008 por Sylvia Angélico

O que NÃO É Alimentação Natural

Agora que você já foi apresentado ao conceito de Alimentação Natural e já sabe o que ela é, é igualmente importante entender o que ela não é. Vamos lá?
Cachorro Verde é uma marca de alimento para pets?
Não. Não fabricamos/vendemos alimentos para pets. Aliás, nós somos a favor do preparo caseiro de dietas balanceadas e apropriadas aos nossos carnívoros domésticos. Também não somos uma empresa, tampouco uma clínica veterinária.
Oferecer Alimentação Natural é dar restos da nossa comida?
De jeito nenhum. Embora muitas pessoas tenham criado com sucesso cães e gatos alimentando-os com as sobras do prato, não é disso que se trata a Alimentação Natural. Oferecer restos da nossa comida ao pet pode gerar desequilíbrios nutricionais, além de toxicidade por temperos como cebola e alimentos como chocolates, contra-indicados para cães e gatos.
Alimentar naturalmente é oferecer ingredientes variados e nutritivos, principalmente carnes com ossos, obedecendo a alguns critérios básicos de formulação que você encontra aqui no site.

Alimentação Natural não é resto de comida
O Cachorro Verde é um site de gastronomia/culinária canina e felina?
A Alimentação Natural à base de carnes e ossos crus é a especialidade do Cachorro Verde. Nosso enfoque é mais veterinário do que gastronômico.  Mas o site publica sugestões de receitas de deliciosas e nutritivas guloseimas para seus cães e gatos apreciarem ocasionalmente. Também dispomos de um cardápio vegetariano que traz elaboradas receitas cozidas. E podemos indicar livros  de culinária para pets caso esse estilo de alimentação caseira te interesse.
 Alimentação Natural é dar comida caseira cozida?
Não. De acordo com os princípios evolutivos da alimentação natural, os pets devem consumir os alimentos crus. Peixes e ovos podem opcionalmente ser cozidos para destruição de elementos anti-nutricionais, mas as demais carnes, vegetais e suplementos devem ser oferecidos crus. A única exceção obrigatória a essa “regra” são os grãos (cereais), que precisam ser bem cozidos para serem digeridos pelos pets.
Alimentos no seu estado natural contêm uma infinidade de enzimas, vitaminas, minerais e nutrientes íntegros, muitos dos quais os nutricionistas nem conhecem ainda. No caso de ossos, ofertá-los crus é também uma questão de segurança. O cozimento altera a estrutura dos ossos, tornando-os mais duros e perigosos. Dispomos, entretanto, de um Guia de Dieta Caseira Cozida para pets, caso prefira essa modalidade de alimentação.
Alimentação Natural é o mesmo que BARF? É o mesmo que “dieta de modelo de presa” (prey model)?
BARF é um dos mais difundidos, se não o principal modelo de dieta natural para cães e gatos da atualidade. Foi desenvolvida na década de 1990 pelo médico-veterinário australiano Ian Billinghurst e defende uma dieta à base de carnes e ossos crus, legumes, suplementos e nenhum tipo de grãos. O Cachorro Verde apóia e admira a BARF e aqui no site você encontra bastante material sobre o assunto.
A dieta Raw Meaty Bones (ou RMB), um pouco menos conhecida, foi o primeiro modelo de dieta natural divulgado. Também foi criada no início de 1990, por outro veterinário australiano, Tom Lonsdale. A RMB defende uma alimentação com ampla oferta de carcaças variadas e/ou pedaços de ossos carnudos (os tais meaty bones), baixo teor de vegetais e nenhuma suplementação. É outra dieta que admiramos e respeitamos muito.
É evidente que a alimentação natural divulgada pelo Cachorro Verde sofreu forte influência tanto da BARF como da RMB. Mas também buscamos informações em outras versões de dietas caseiras. Uma delas é a alimentação para pets recomendada pelo médico-veterinário homeopata e PhD em Imunologia, Richard Pitcairn, que defende a inclusão de grãos cozidos de alta qualidade.
Com essa integração de conceitos consagrados e aprovados por veterinários, criadores e proprietários, o Cachorro Verde chegou a um modelo de Alimentação Natural que acreditamos ser mais abrangente e flexível, sem perder a qualidade.
Alimentação natural é dieta vegetariana?
Não. Pelo menos não necessariamente. Você já encontra aqui no site cardápios vegetarianos para cães, embora a exclusão de carnes e ossos da dieta contrarie os princípios alimentares evolutivos. Mas somos fãs de várias versões de dietas caseiras e entendemos que quando o assunto é Nutrição muitos modelos de alimentação podem ser adotados com excelentes resultados.
Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!
Pesquisa personalizada
Quer oferecer Alimentação Natural ao seu pet mas não sabe por onde começar? Siga nosso guia na homepage do site!
OK, a Alimentação Natural do site Cachorro Verde não é BARF. Mas eu gostaria de oferecer BARF ao meu pet. Como faço?
OK, a Alimentação Natural não é Raw Meaty Bones. Mas eu gostaria de oferecer Raw Meaty Bones ao meu pet. Como faço?

Raw Meaty Bones

A “RMB”, para os íntimos, ou “Ossos Carnudos Crus”, em português, também vem da Austrália. Seu autor, o veterinário Tom Lonsdale, a desenvolveu na mesma época que o pai da BARF, Ian Billighurst. Na verdade, os dois eram muito amigos quando começaram a estudar a dieta natural dos lobos. Mas a parceria não resistiu a diferenças ideológicas.
Enquanto o criador da BARF defendia a inclusão diária de vegetais e suplementos naturais, Lonsdale advogava que na natureza os lobos dependem exclusivamente de presas, e que uma dieta composta por carcaças inteiras ou pelo menos por 70% de ossos carnudos crus, e outros alimentos de origem animal, suprie perfeitamente as exigências nutricionais dos cães e gatos. Defensor ferrenho do carnivorismo canino, Lonsdale é terminantemente contrário à oferta diária de vegetais, frutas, carboidratos e suplementos.
Adeptos da RMB são encorajados a variar ao máximo os alimentos oferecidos e a submeter cães e gatos adultos saudáveis a um dia de jejum de sólidos, semanalmente, com a finalidade de “desintoxicar” o organismo à moda dos lobos, que passam vários dias sem se alimentar. Apesar das diferenças entre as duas dietas, os benefícios atribuídos à RMB são os mesmos da BARF.
Rústica e incrivelmente popular, essa dieta 100% crua é conhecida por sua campanha mais agressiva. Da firme ideologia de alguns entusiastas, nasceu a modalidade Prey Model (“Modelo de Presa”) que advoga a oferta de carcaças inteiras – na falta delas, vale compor artificialmente uma presa, usando carnes, vísceras e meaty bones da mesma espécie animal em uma dada proporção. A RMB e a Prey Model são as dietas que melhor reproduzem a alimentação natural dos lobos e felinos selvagens. Entenda a Raw Meaty Bones, conferindo esse (ótimo) livrinho online gratuito e traduzido para o português.
Observação importante: para aumentar a segurança das dietas cruas, carnes, vísceras e meaty bones (ossos carnudos) devem ser comprados em estabelecimentos idôneos e devem ser submetidos ao congelamento em freezer (-18 graus centígrados) por pelo menos três dias antes de serem oferecidos – essa medida destrói protozoários e cistos de parasitos.
Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!












Esta é uma homenagem a todo tipo de mãe existente na NATUREZA!
- MAMÃE GANSA

 - MAMÃE BEIJA-FLOR


- MAMÃE PEIXE


- MAMÃE GATA E SEU FILHOTE COELHO

- MAMÃE OVELHA

 - MAMÃE CORUJA



- MAMÃE MACACO PREGO

Meditação para Paz