Pesquisar este blog

Saúde



Hidratação no Inverno
O inverno e suas conseqüências...
Substiímos o sol intenso do verão pelo clima seco, vento em excesso, mudanças bruscas de temperatura e a água quente do banho, que desitradam a pele, deixando-a ressecada.

Com a chegada do inverno, diversas doenças podem ser provocadas ou agravadas pelo frio: Gripes, sinusites, otites, rinites e asma são freqüentes nesta época do ano. A pele por sua vez, também apresenta alterações. Ressecamento, urticárias, prurido e piora das manifestações atópicas, podem aparecer neste momento.

As mudanças dos hábitos de higiene, como por exemplo a prática de banhos quentes, repetidos e demorados colaboram para um maior ressecamento da pele. Especialmente as pessoas que já apresentam pele seca, sofrem ainda mais nestas condições. Sendo assim, o cuidado principal durante o inverno, refere-se à hidratação da pele e das mucosas. Com o frio, mucosa labial pode apresentar ressecamento, fissuras, e até sangramento.


Principais problemas da pele:

. Prurido (coceira) aparece devido a uma hipersensibilidade ao frio ou como conseqüência da descamação da pele. A coceira intensa e repetida pode gerar, secundariamente, o aparecimentos de infecções por fungos ou bactérias;

. Dermatite Atópica é um exemplo comum de doença já existente e que piora com o inverno. Manchas ásperas e pruriginosas podem se tornar mais agressivas nesses meses mais frios;

. Urticária ao frio aparece como uma manifestação alérgica importante. Ela pode ser localizada ou generalizada, e desaparecer espontaneamente. Surgem pápulas, placas, ederma, eritema e prurido intenso. Edema labial e peri-orbitário estão presentes nos casos mais graves.

Hidratação – principal cuidado

A hidratação da pele pode ser feita com cremes, loções, sabonetes e óleos apropriados. Medidas de apoio são importantes, principalmente os cuidados para não exagerar com os banhos quentes, e com o uso dos sabonetes.

Dicas para manter a pele hidratada e saudável

. Beba água, evite alimentos gordurosos e dê preferência a frutas, verduras e legumes. O ideal é que o organismo absorva 2 litros de água por dia;

. Tome banhos curtos, mantendo a temperatura fria ou morna. Não esfregue a pele e evite usar sabonete diariamente (com exceção da região axilar e genital), dê preferência a sabonetes mais suaves, como os glicerinados;

. Use toalhas macias;

. Fique atento se você freqüenta ambientes com ar condicionado – porque eles fazem com que a pele perca mais água do que o normal;

. No inverno, devido a baixas temperaturas, a exposição solar se torna mais agradável. Isso não significa que devemos nos descuidar com a proteção da pele, o uso dos protetores solares permanece necessário, pois os efeitos nocivos dos raios solares continuam existindo, recomenda-se a associação de hidratantes com filtros solares, inclusive para a proteção dos lábios;

. Use luvas de borracha quando utilizar produtos de limpeza;

. Faça exames para detectar o hipotireoidismo – a disfunção na glândula tireóide costuma ressecar a pele;

Mulheres na menopausa têm problemas de ressecamento de pele devido ao descontrole hormonal. Neste caso, procure o ginecologista.



O uso das sementes de abóbora datam do século XVII, com relatos no combate a parasitas intestinais, com efeitos benéficos 

As sementes, retiradas dos frutos completamente maduros, são ricas em ácidos graxos mono e poliinsaturados, elevado teor de fibras e fonte dos minerais zinco, magnésio e potássio e das vitaminas E, A e do complexo B.
“O óleo de semente de abóbora extravirgem possui sabor  suave, o que permite sua utilização em diversas preparações, principalmente em saladas”, ensina a nutricionista da Rede Mundo Verde, Bruna Murta. Quando é torrada e salgada a semente pode ser acrescentada aos pães, sopas e saladas ou usada como aperitivo. Moída, substitui o sal para temperar.
A semente traz diversos benefícios à saúde, desde atuar no controle da pressão arterial até auxiliar no humor, veja abaixo alguns dos principais benefícios da semente:
Coração
“O óleo de semente de abóbora extravirgem é fonte de ômega 9, ácido graxo monoinsaturado que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares”, explica Bruna. Seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicérides. A semente também é rica em potássio, mineral que auxilia no controle da pressão arterial.
Constipação intestinal
As sementes de abóbora estão entre os alimentos  com maior teor de fibras, auxiliando na prevenção e tratamento da constipação intestinal. “A semente previne doenças intestinais, pois diminui o contato das substâncias tóxicas que existem no intestino, varrendo e eliminando essas substâncias”, diz a nutricionista.
Olhos
Fonte de vitamina A, as sementes e o óleo de semente de abóbora são bons para a saúde dos olhos, prevenindo doenças como a degeneração macular.
Pele

Rico em vitamina E, uma vitamina com potente ação antioxidante, o consumo diário do óleo de semente de abóbora pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, como também das células de todo o organismo.
Vermífugo natural
As sementes de abóbora têm ação vermífuga devido ao princípio ativo cucurbitacina, presente na semente. A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias,previnndo doenças na próstata e no trato urinário.
Sistema imunológico
“O consumo de semente de abóbora ajuda a fortalecer o sistema imunológico, uma vez que é fonte de zinco, mineral necessário para a diferenciação das células do sistema imune”, relata Bruna Murta.
Depressão
“As sementes de abóbora são fontes de triptofano, aminoácido precursor da serotonina – hormônio relacionado ao bem estar. Seu consumo está relacionado com a melhora do humor e depressão”, finaliza a nutricionista.
O óleo de semente de abóbora da Vital Atman é extraído a frio, ou seja, em baixa temperatura, preservando assim seus nutrientes, como a vitamina E seus ácidos graxos essenciais – ômegas 6 e 9. Essa forma de extração faz dele um óleo estável e com todas as suas propriedades preservadas.
Divulgação: Comunicação Integrada da Marca – Tel.: (11) 5105-5788 / 8269-0660
Veridiana Oliveira - veridiana@bbnbrasil.com.br


Farinha de coco emagrece, previne desnutrição infantil, diabetes e muito mais
 
O sucesso do coco (Cocos nucifera) por terras tupiniquins é indiscutível.Como os pesquisadores não param de fazer testes para desenvolver novos produtos a partir dos alimentos in natura, a fim de isolar determinados nutrientes para potencializar sua ação, chegou a vez da farinha à base do alimento fazer parte das despensas das famílias brasileiras.

O produto é obtido da polpa do coco seco e maduro, que após passar por processo de extração do óleo é desidratada e moída até ficar na consistência de um farelo, que lembra a farinha de mandioca. Em sua composição nutricional temos ferro, cálcio, sódio, fibras solúveis e insolúveis, proteínas e baixo teor de gorduras.

Um alimento de fibra!

“A farinha de coco possui mais fibras do que os outros grãos: quatro vezes mais do que o farelo de aveia, três que a semente de linhaça moída e duas que o farelo de trigo”, explica a nutricionista clínica Claudia Martins Mallmann, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

As fibras presentes no alimento ganham mais um ponto positivo graças à forma de apresentação do produto, que é em pó.

O motivo? A nutricionista clínica do Hospital Samaritano, em São Paulo, Mariana Oliveira de Assis Exel explica que grãos sem maceração – que não passaram por algum tipo de quebra de suas cascas – podem levar a deficiências minerais devido à presença de ácido fítico, que prejudica a absorção de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e zinco.

Bem longe da diabetes

As fibras são realmente de suma importância para o nosso organismo e não é à toa que conseguem promover inúmeros benefícios à nossa saúde. Um estudo realizado nas Filipinas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de Pesquisa em Nutrição e Alimentação, publicado em 2004 pelo Journal of Medicine Food, concluiu que alimentos suplementados com a farinha de coco tiveram uma diminuição de seus índices glicêmicos, graças à quantidade de fibras dietéticas presentes no produto.

Os pesquisadores perceberam ainda que houve uma redução de 15% a 25% do colesterol total, do LDL (o mau colesterol) e dos triglicerídeos de pessoas que estavam com essas taxas moderadamente elevadas.

Corpinho em forma

A farinha também atua como coadjuvante na perda de peso por dois motivos: fibras (olha elas aí novamente!) e triacilgliceróis de cadeia média (TCM). As fibras são grandes aliadas, já que aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, promovendo maior sensação de saciedade e, desta forma, consegue-se controlar melhor a vontade de comer compulsivamente na hora da refeição.

Já o TCM é um tipo de gordura que é absorvido rapidamente pelo organismo e, após a absorção intestinal, é levado diretamente ao fígado, evitando o armazenamento em forma de gordura.

Liberada para celíacos

Os portadores da doença celíaca, aqueles que sofrem de intolerância permanente ao glúten, ganharam mais uma opção para o preparo de receitas que tradicionalmente levam a farinha de trigo. “Um dos grandes benefícios da farinha de coco é a isenção do glúten e a presença das fibras”, comenta Claudia Mallmann.

A nutricionista ressalta que estão sendo feitos testes com diversas receitas para ajustar a quantidade que deve ser colocada para substituir a farinha tradicional.
Lembrando que é proibida a inserção de produtos que contenham trigo, centeio, cevada, malte e aveia (por contaminação) na dieta dos celíacos.

Alternativa ao leite?

Nas Filipinas, a farinha é utilizada como substituta do leite. Eles adicionam o produto à água e batem por alguns instantes.

A bebida é dada a crianças com baixo peso, por conter aminoácidos como arginina, alanina e cisteína, importantes para o aumento da massa magra e prevenção da desnutrição.

Entretanto, a nutricionista do Hospital Samaritano alerta que a história não é bem assim. “A farinha de coco contém proteínas, porém não substitui nutricionalmente o leite, pois este, além de conter uma quantidade maior de proteínas, é fonte de cálcio”, esclarece.

Na prática

Sem dúvida, os diversos benefícios são mais do que bem-vindos para manter o corpo funcionando a todo o vapor, mas você deve estar se perguntando de que forma a farinha pode ser incluída no dia a dia, certo?

A nutricionista Carina Pioli dá a dica. “As farinhas são opções práticas, fáceis e nutritivas para serem incluídas no cardápio. Para consumir a de coco, basta adicioná-la ao caldo de feijão, a sopas, ao molho de macarrão (que em pequenas quantidades não fica doce), em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo na água” afirma.

A fruta ou a farinha?

A nutricionista gaúcha Claudia Mallmann explica que os nutrientes presentes em um e em outro são os mesmos, o que muda é a proporção. Na forma in natura, existe uma variedade grande de nutrientes e fitoquímicos benéficos ao organismo.

Já a farinha tem menor teor de gordura e mais fibras e é ideal para ser usada como complemento da dieta. Melhor para você que pode aproveitar do sabor e benefício de ambos!

Os benefícios do óleo

Como o coco passa por um processo de extração do óleo antes do preparo da farinha, ela fica com uma quantidade muito pequena das boas gorduras que garantem parte da fama da fruta. Dentre os diversos ácidos graxos encontrados no óleo, dois deles figuram como estrelas na composição do produto, graças às ações no organismo.

São o ácido láurico e o ácido caprílico. “O primeiro transforma-se em monolaurina, um composto de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária”, conta a nutricionista Viviane Sant’Anna.

O ácido caprílico – também conhecido como ácido octanoico –, além de ser extraído do coco, está presente naturalmente no leite materno. A nutricionista explica que esse composto também apresenta propriedades antifúngicas e antibacterianas. Melhora também a imunidade, o funcionamento intestinal e é indicado nos tratamentos de candidíase e herpes.


Pão integral de farinha de coco

Ingredientes

6 ovos
½ xícara (chá) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de mel
½ colher (chá) de sal
¾ de xícara (chá) de farinha de coco
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (chá) de fermento

Preparo

Preaqueça o forno a 180º C. Forre uma forma para pão com papel-manteiga. Unte a forma. Misture a farinha de trigo com o fermento e reserve. Bata os ovos, o óleo, o mel e o sal até formar uma massa homogênea. Acrescente a farinha de coco. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por uma hora.

Rendimento: 12 fatias

Shake up

Ingredientes

200 ml de água de coco
1 banana orgânica
1 colher (sobremesa) de farinha de coco orgânica
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça moída

Preparo

Coloque no liquidificador a banana, a farinha de coco orgânica, a semente de linhaça moída previamente e a água de coco. Bata tudo e beba imediatamente.

Rendimento: 1 porção

Fonte: Vida Natural e Equilíbrio





15 hábitos saudáveis da mulher inteligente
Já temos lido e/ou ouvido sobre as recomendações abaixo provavelmente por várias vezes. Mas a mim também parece que no nosso dia-a-dia essas informações vão ficando tenues e em nossas práticas contrariamente ao necessário para uma vida de melhor qualidade, a correria é que fica forte nos fazendo retornar a modos de vida impróprios ao que é natural à vida. Talvez daí surja a necessidade de sermos lembrados de tempos em tempos sobre o que estamos fazendo no nosso cotidiano.
Sempre leio artigos que dizem respeito ao nosso modo de viver. E aqui os repasso. Apenas para relembrar.
Releiam alguns itens. Se possível, interiorize-os e vivencie-os. Geanete
1. Respeitar o corpo
É comum ignorar a fome e a sede, driblar a vontade de ir ao banheiro, abrir mão de horas de sono. Além do cansaço e do stress, esses descuidos podem custar muito caro à saúde. “Ficar horas sem beber água e segurar a urina por longos períodos aumenta o risco de cistite, infecção da bexiga que afeta metade do sexo feminino ao menos uma vez na vida”, avisa o urologista Fernando Vaz, do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Adiar o uso do toalete também favorece a prisão de ventre, enquanto atrasos na refeição e substituição dela por lanche provocam dores de cabeça e queda no rendimento. Observar os limites do organismo é indispensável.
2. Alimentar-se bem
A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, sugere três medidas muito simples para melhorar a dieta. A primeira é ingerir pelo menos cinco porções diárias de hortaliças e frutas, sob a forma de sucos, saladas e sobremesas – esses vegetais são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de ter ação antioxidante, protegendo contra distúrbios cardiovasculares, diabetes e câncer, entre outros males. A segunda medida é o consumo diário de grãos integrais, cereais e leguminosas. Eles são grandes fornecedores de fibras, que estimulam o funcionamento intestinal e ainda ajudam a reduzir o colesterol. E a terceira medida consiste em tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia para favorecer a digestão, melhorar a absorção e a circulação dos nutrientes e facilitar a eliminação de resíduos.
3. Fracionar a dieta
Comer pequenas porções cinco ou seis vezes ao dia, em vez de fazer refeições abundantes, contribui para a digestão e o melhor aproveitamento dos nutrientes. Segundo Lara, isso evita que o cérebro interprete o período de estômago vazio como escassez de alimento e desacelere o metabolismo para poupar energia, provocando acúmulo de peso. O jejum aumenta a secreção de cortisol, o hormônio do stress, que, além de manter a pessoa tensa, favorece o depósito de gordura no abdome. O truque é ter sempre à mão um lanchinho, como frutas frescas ou secas, iogurte ou barrinha de cereais.

5. Preservar o sono
Se você é do time que dorme mal (quatro em cada dez brasileiros), não deixe as noites em claro se acumularem. “O sono não é só o desligamento para descanso. Ele é um estado ativo, com profundas repercussões no funcionamento do corpo e da mente”, diz o médico especializado em distúrbios do sono Denis Martinez, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Enquanto dormimos, o cérebro e os tecidos do organismo se regeneram, a memória se consolida e hormônios são fabricados. Dormir mal afeta o humor, o raciocínio e a tomada de decisões. Comece avaliando: você deita sempre no mesmo horário? Abusa do café? Seu quarto é escuro e silencioso? O colchão é confortável? Feitos os ajustes, se o problema persistir, procure um especialista.
6. Espreguiçar
Em vez de pular da cama ao toque do relógio, reserve alguns minutos para se alongar. Esticar-se na cama e virar de um lado para o outro ajuda a despertar os músculos (depois de horas de imobilidade), ativando a circulação e prevenindo dores e lesões. “O alongamento prepara os músculos para o movimento e ajuda a concretizar a transição da inatividade para a atividade sem tensões indevidas”, ensina Bob Anderson, autor do manual ALONGUE-SE (ED. SUMMUS).
7. Desarmar o stress
Sobrecarregada, sem liberdade nem tempo livre. Soou familiar esse autorretrato feito por mulheres dos grupos de discussão da antropóloga Mirian Goldenberg, da Universidade Federal do Rio de Janeiro? Então, você precisa urgentemente de uma pausa na correria diária. O stress aumenta o risco de doenças do coração e agravadores e outros distúrbios. Para mantê-lo à distância, a psicóloga Ana Maria Rossi, do Rio Grande do Sul, presidente da International Stress Management Association no Brasil, sugere investir no autoconhecimento. Também ajuda estabelecer limites, aprender a relaxar e abrir mão do impulso de carregar o mundo nas costas. Eleger prioridades e delegar tarefas é um bom começo.
8. Apagar o cigarro
Câncer, distúrbios do coração e doenças pulmonares lideram a lista das mais de 50 doenças associadas ao tabaco. Deixar de fumar não é fácil, sobretudo para as mulheres, que estabelecem forte ligação emocional com o cigarro, diz a psicóloga Silvia Cury Ismael, coordenadora do Programa de Assistência Integral ao Fumante do Hospital do Coração, em São Paulo. Se quiser parar sozinha, marque uma data, jogue fora todos os maços, passe a comer mais vezes ao dia alimentos não calóricos, como cenouras cortadas em palitos grandes e cristais de gengibre, e aumente a ingestão de água gelada, que diminui a vontade de fumar. As chances de sucesso crescem com medicação e terapia.
9. Usar protetor solar todo dia
Está aí uma atitude moderna e superinteligente, afirma a dermatologista Renata Domingues, professora do Hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro. O cuidado previne o câncer de pele, além de evitar o aparecimento de manchas e rugas causadas pelo sol. A especialista lembra que os raios ultravioleta também provocam degeneração do colágeno, deixando a pele mais flácida. “Por isso, muitas mulheres de pele clara chegam aos 50 anos com o colo áspero e encarquilhado”, explica ela. Para afastar esses e outros riscos e ainda favorecer a recuperação dos tecidos precocemente envelhecidos pelo excesso de sol, adote um produto com fator de proteção adequado ao seu tom de pele (quanto mais clara, maior o fator necessário). Aplique-o diariamente no rosto, colo, nas mãos e em outras partes do corpo que ficam mais expostas.
10. Escovar os dentes
Em tempos passados, havia a crença de que bastava escovar os dentes pela manhã, após o almoço e antes de dormir para garantir a saúde bucal. “Mas os hábitos mudaram. Hoje, as pessoas se alimentam mais vezes ao dia e é preciso limpar os resíduos com frequência maior para prevenir cáries e doenças da gengiva”, orienta o dentista Newton Miranda de Carvalho, secretário-geral da Associação Brasileira de Odontologia. Fora isso, é importante usar fio dental e consultar o dentista a cada seis meses ou sempre que detectar alguma alteração na boca.
11. Controlar o peso
A obesidade avança em ritmo assustador, elevando a incidência de doenças associadas a ela, como diabetes, hipertensão e problemas de articulação. O índice de brasileiros com excesso de peso já chega a 43,4%. Para sair dessa estatística, em vez de seguir dietas da moda ou cometer loucuras como passar um dia inteiro em jejum, que só reforçam o famoso efeito sanfona, é melhor procurar orientação especializada. “Mesmo porque 90% das dietas, incluindo as balanceadas, acabam fracassando”, lembra Lara Natacci. Segundo a nutricionista, outro efeito negativo da mania de fazer regime é o risco de desenvolver transtornos alimentares ou de transformar a comida em consolo para frustrações e dificuldades emocionais. “É preciso estabelecer uma boa relação com o alimento dissociando o prazer de comer da culpa e evitando os excessos – tanto para mais como para menos”, afirma.
12. Fazer checkups
Revisões médicas periódicas detectam cedo o risco de doenças que se instalam silenciosamente (como a hipertensão e o diabetes do tipo 2). Também permitem diagnósticos precoces, evitando complicações, afirma Antônio Carlos Lopes, professor titular de clínica médica da Universidade Federal de São Paulo. Quem faz papanicolau todo ano, por exemplo, diminui em mais de 90% o risco de câncer de colo do útero, e o controle da pressão arterial desde a infância já é recomendação de rotina entre os especialistas. Além da visita semestral ao ginecologista, vale uma consulta anual a um clínico-geral. Ele poderá direcionar os exames às suas necessidades, analisar resultados, ajudá-la a fazer ajustes necessários no seu modo de vida etc.
13. Ficar em silêncio
Ao longo do dia, nos deparamos com tantos estímulos que nossa atenção volta-se apenas para fora. Não temos tempo de parar e olhar para dentro. Mas vale a pena buscar a quietude interior. “Além de trazer autoconhecimento, a introspecção alivia a ansiedade, a insônia e as doenças associadas ao stress”, afirma o clínico-geral Aderson Moreira da Rocha, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, a medicina da Índia. “A mente humana é como um macaco pulando de galho em galho. O silêncio acalma esse macaco”, compara. Para isso, você pode recorrer à prática da meditação ou começar de modo mais simples: vá a um lugar silencioso, feche os olhos, sente-se confortavelmente, com a coluna ereta, e observe a entrada e a saída do ar sem tentar controlar. “Inicie com cinco minutos diários, depois aumente o tempo gradativamente”, orienta. “A paz que se alcança com essa parada é surpreendente.”
14. Saborear a vida
Para dar conta de todos os afazeres, vamos nos esquecendo de acrescentar calor, entusiasmo e prazer à rotina. “Aprender a viver também faz parte de uma vida saudável”, afirma o filósofo e jornalista Ciro Marcondes Filho, em O PULSAR DA VIDA (ED. PAULUS). O livro traz sugestões: ser generoso, solidário, ter compaixão; explorar os sentidos, sem querer traduzir as experiências em palavras; praticar o pensamento, mudar as ideias de lugar, arranjar sua cabeça de maneira nova; estar presente física e espiritualmente em todas as situações do seu dia. Diz o autor: “A vida é um episódio só, nossa chance única neste teatro do mundo. Só temos direito a uma apresentação. E ela tem de ser gratificante”.
15. Ter amigosQuem conta com um ombro para desabafar vive mais, adoece menos e escapa da depressão. Cientistas da National Geographic Society e da Universidade de Minnesota, ambas nos Estados Unidos, comprovaram essa tese ao mapear os hábitos predominantes nas regiões onde vivem os povos mais longevos – Okinawa, no Japão; a ilha de Sardenha, na Itália; Loma Linda, nos Estados Unidos; e a península de Nicoya, na Costa Rica. A conclusão é que, ao lado da alimentação saudável e da atividade física, o lazer e as relações sociais são determinantes para prolongar a vida. Viver rodeado de amigos faz bem à saúde.
in http://claudia.abril.uol.com.br/materias/3555/?pagina16&sh=33&cnl=43&sc
PARA QUEM TEM PROBLEMAS DE PRESSÃO ALTA.

 Muito interessante!!!!! E simples, para quem não gosta ou não tem tempo de
 fazer exercícios físicos diariamente!!!
 
 Médico naturalista ensina.... Não deixem de ler.
 

 Um médico naturalista estava muito triste porque participou de congressos e,

 embora comprovados, os resultados não eram divulgados, como ele disse 'NÃO DÁ

 IBOPE''. Então ensinou a fazer um exercício simples que evita problemas

 cardíacos


1º. Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés),

 primeiro rápido até esquentar as panturilhas e depois uma sequência de 10
 movimentos lentos. Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração,
 melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros 6
 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para
 baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima; depois de 2 anos, não
 engorda mais e, além de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca que custa
 em média, hoje em dia, R$ 38.000,00 e, de um modo geral, os planos de saúde nem
 sempre pagam.
 Melhora o problema de micro varizes

 2º. Ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o
 famoso escalda pés - além de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos
 vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e melhora, inclusive, a visão. Esse
 processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a
 melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena, o quadro geral
 de saúde dos pesquisados melhorou, e como um fato relevante, a melhora da visão.
 Evita o encurvamento da coluna

 3º. Ao acordar, deitado de barriga para cima pedalar 120 vezes no ar. Esse
 exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou
 retardando o encurvamento das costa e aliviando as dores nas costas. Baixando a
 pressão

 4º. Ao perceber que a pressão subiu, coloque as pernas dentro de um balde com
 água muito gelada até os joelhos. Permaneça nesta imersão por 20min. Este
 processo fará com que o organismo, na busca de aquecer os membros inferiores,
 faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a pressão.



O verão 
No verão é recomendado ingerir 2 litros de água ao dia. Foto:Divulgação
é a estação do ano em que as pessoas cuidam mais do seu corpo, também com toda a exposição ao sol nas praias e clubes é aceitável tal excesso de cuidado. A preocupação com o corpo não pode ser somente por motivos estéticos, mas sim pelo bem-estar do mesmo. Veja algumas dicas de como se manter hidratada, com o corpo em forma e bonita como uma alimentação saudável para qualidade de vida no verão, nessa temporada 2011.

A alimentação no Verão merece cuidados redobrados. As altas temperaturas interferem no metabolismo do corpo desestabilizando várias funções, por isso devemos ingerir alimentos leves e saudáveis como verduras, frutas e cereais. Os carboidratos, lipídios (gorduras) e as proteínas também devem ser consumidos, mas evitando o excesso, pois são alimentos que exigem que o organismo trabalhe mais para realizar a digestão. Então opte por um cardapio mais leve.


No verão é recomendado ingerir 2 litros de água ao dia. Foto:DivulgaçãoOs Sucos são ótimas opções para hidratar o corpo. Foto:DivulgaçãoOs Sucos são ótimas opções para hidratar o corpo. Foto:Divulgação


O calor excessivo do Verão também aumenta a nossa transpiração, se ela for excessiva pode causar s desidratação. Por isso, além de manter uma alimentação equilibrada, é necessário observar a quantidade de ingestão de água. Para evitar esse tipo de problema e manter a qualidade de vida no verão, os médicos recomendam ingerir uma média de 2 litros de água por dia. Parece muito, mas é o essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Os sucos são ótimas sugestões para uma alimentação saudável, pois além de conter sais minerais e vitaminas eles ajudam na hidratação do corpo, mas dê preferência pelos frescos. Iorgutes e derivados do leite são bons fornecedores de proteínas, opte pelos light por terem reduzido teor de gordura. Saladas de todos os tipos com verduras, raízes, legumes e frutas são perfeitas para o Verão.

Frutas são ricas em sais minerais e vitaminas. Foto:DivulgaçãoFrutas são ricas em sais minerais e vitaminas. Foto:Divulgação Saladas são boas opções para uma alimentação saudável nesse Verão. Foto:DivulgaçãoSaladas são boas opções para uma alimentação saudável nesse Verão. Foto:Divulgação

Os temidos carboidratos também são necessários para a alimentação no Verão, mas prefira alimentos nas versões integrais. As carnes magras, de preferência assadas ou grelhadas, são ótimas fontes de proteína animal.

O ponto chave para uma alimentação saudável para a qualidade de vida no verão é uma dieta equilibrada! Consequentemente, será muito mais fácil manter um corpo bonito e atraente, curtindo o verão com intensidade e energia.


Eloísa Alves Micuinha
Redação Portais da Moda














Recebi uma mensagem que me chamou a atenção: Desidratação na 3a idade.
Compartilho com vocês essas informações preciosas à saúde de nossos queridos irmãos mais velhos!

  *ASSUNTO: PRINCIPAL CAUSA DA CONFUSãO MENTAL NO IDOSO.
SEMPRE QUE DOU AULA DE CLíNICA MéDICA A ESTUDANTES DO QUARTO ANO DE
 MEDICINA, LANçO A PERGUNTA:
-QUAIS AS CAUSAS QUE MAIS FAZEM O VOVô OU A VOVó TEREM CONFUSãO
MENTAL?
ALGUNS ARRISCAM: *"TUMOR NA CABEçA".*
 EU DIGO: *"NãO".*  OUTROS APOSTAM: *"MAL DE ALZHEIMER"*
RESPONDO, NOVAMENTE: *"NãO".*
A CADA NEGATIVA A TURMA ESPANTA-SE.
 E FICA AINDA MAIS BOQUIABERTA QUANDO ENUMERO OS TRêS RESPONSáVEIS
MAIS
COMUNS:
- DIABETES DESCONTROLADO;
 - INFECçãO URINáRIA;
- A FAMíLIA PASSOU UM DIA INTEIRO NO SHOPPING, ENQUANTO OS IDOSOS
FICARAM EM CASA.
PARECE BRINCADEIRA, MAS NãO é. CONSTANTEMENTE VOVô E VOVó, SEM
SENTIR
 SEDE, DEIXAM DE TOMAR LíQUIDOS.
QUANDO FALTA GENTE EM CASA PARA LEMBRá-LOS, DESIDRATAM-SE COM
RAPIDEZ.
A DESIDRATAçãO TENDE A SER GRAVE E AFETA TODO O ORGANISMO. PODE
CAUSAR
 CONFUSãO MENTAL ABRUPTA, QUEDA DE PRESSãO ARTERIAL, AUMENTO DOS
BATIMENTOS
CARDíACOS ("BATEDEIRA"), ANGINA (DOR NO PEITO), COMA E ATé MORTE.
INSISTO: NãO é BRINCADEIRA.
 NA MELHOR IDADE, QUE COMEçA AOS *60** *ANOS, TEMOS POUCO MAIS DE
50% DE
áGUA NO CORPO.
ISSO FAZ PARTE DO PROCESSO NATURAL DE ENVELHECIMENTO. PORTANTO, OS
 IDOSOS TêM MENOR RESERVA HíDRICA..
MAS Há OUTRO COMPLICADOR: MESMO DESIDRATADOS, ELES NãO SENTEM
VONTADE DE
TOMAR áGUA, POIS OS SEUS MECANISMOS DE EQUILíBRIO INTERNO NãO
FUNCIONAM
 MUITO BEM.
CONCLUSãO:
IDOSOS DESIDRATAM-SE FACILMENTE NãO APENAS PORQUE POSSUEM RESERVA
HíDRICA MENOR, MAS TAMBéM PORQUE PERCEBEM MENOS A FALTA DE áGUA EM
SEU CORPO.
 MESMO QUE O IDOSO SEJA SAUDáVEL, FICA PREJUDICADO O DESEMPENHO DAS
REAçõES QUíMICAS E FUNçõES DE TODO O SEU ORGANISMO.
POR ISSO, AQUI VãO DOIS ALERTAS.*
 O PRIMEIRO é PARA VOVóS E VOVôS: TORNEM VOLUNTáRIO O HáBITO DE
BEBER
LíQUIDOS.
POR LíQUIDO ENTENDA-SE áGUA, SUCOS, CHáS, áGUA-DE-COCO, LEITE.
SOPA,
GELATINA E FRUTAS RICAS EM áGUA, COMO MELãO, MELANCIA, ABACAXI,
LARANJA E
 TANGERINA, TAMBéM FUNCIONAM. O IMPORTANTE é, A CADA DUAS HORAS,
BOTAR
ALGUM LíQUIDO PARA DENTRO.
LEMBREM-SE DISSO!
MEU SEGUNDO ALERTA é PARA OS FAMILIARES: OFEREçAM CONSTANTEMENTE
 LíQUIDOS AOS IDOSOS.
AO MESMO TEMPO, FIQUEM ATENTOS. AO PERCEBEREM QUE ESTãO REJEITANDO
LíQUIDOS E, DE UM DIA PARA O OUTRO, FICAM CONFUSOS, IRRITADIçOS,
FORA DO
 AR, ATENçãO. É QUASE CERTO QUE SEJAM SINTOMAS DECORRENTES DE
DESIDRATAçãO.
"LíQUIDO NELES E RáPIDO PARA UM SERVIçO MéDICO".

_ARNALDO LICHTENSTEIN (46), MéDICO, é CLíNICO-GERAL DO HOSPITAL

DAS_

 _Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica
Médica da_
_Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)._



Domingo, 27 de Fevereiro de 2011

Ervas Brasileiras

Editado: 17/02/2010
Por: webmaster@diasdacruz.com.br
Foto: camiloalencar@gmail.com
Ervas BrasileirasABACATEIRO: Artrite, gota, cálculos renais e biliares, rins, bexiga, e ajuda a eliminar a urina.
ABUTUA: Diurética, febrícula, cálculos renais, reumatismo, contusões e inflamações.
AGONIADA: Asma, inflamação do útero, cólicas menstruais, estimulante, raquitismo e bronquite.
ALCACHOFRA: Energético, diurético, eliminador do ácido úrico, reumatismo, febres, distúrbios hepáticos, digestivo e biliar. Faz baixar a pressão arterial.
ALFAFA: proteína de alto valor nutritivo, bexiga, rins, prisão de ventre, artrite, cistite e raquitismo.
ALFAVACA: Ardor ao urinar, debilidade dos nervos, má digestão, febres, tosses, enfermidades dos intestinos, estômago e rins.
ALECRIM: Combate gases, males do fígado, rins e intestino, menstruação difícil, tosse, asma, dor de cabeça, gripe e provoca suor.
ALFAZEMA: Amenorréia, asma, nervosismo, dor de cabeça, cicatrizante e regulador menstrual.
ANGÉLICA: Bronquites, enfermidades da garganta, pulmões, fígado, rins, bexiga, convulsões e cãibras.
ANIZ ESTRELADO: Acidez estomacal e combate gases.
AQUILEIA: Urina solta, diarréia, depurativa, febre intestinal, hemorróidas, ulceras e tônicas.
ARNICA MONTANA: Contusões, torções, estômago e furúnculos.
ARGILA: Acne, abcessos, furúnculos, osteopatias, tumores benignos, queimaduras, contusões, varizes, enxaqueca, febre, artrite, reumatismo, nevrite.
ARTEMISIA: Sistema nervoso, anemia, fraquezas em geral, provoca a menstruação, infeções genitais.
AROEIRA: Banhos reumáticos, dor ciática, diarréia, desinteria, contra feridas, tumores, inflamações em geral, hemorragias uterinas e cicatrizante.
ASSA PEIXE: Enfermidades de pulmão, golpes, contusões, hemorróidas e afecções do útero.
BARBANA: Gastrite, herpes, diurética, fraquezas em geral, antidiarréico e hemorragias.
BARBATIMÃO: Infeções escorbúticas, diarréia, hemorragia, leucorréia.
BOLDO DO CHILE: Prisão do ventre, gases intestinais, digestivo, provoca sono suave.
CALENDULA: Antipasmódica, anti-abortiva, fortalece o útero, dor de garganta, alergias, anemias nervosas.
CAMOMILA: Indigestão, gases, tônica, falta de apetite, cólicas, vermes intestinais, doenças do útero.
CANA DO BREJO: Sudorífica, diurética, pedras na bexiga, inflamações dos rins, combate arteriosclerose.
CANELA: Eleva a pressão, estimulante na circulação e da digestão.
CAPIM LIMÃO: Gases, calmante, digestivo, faz suar.
CAROBINHA: Depurativa, adstringente. Ação vermífuga, combatendo disenteria amebiana.
CARQUEJA: Contra anemia, diabete, inflamação das vias urinárias, emagracedor e perda de sangue.
CÁSCARA SAGRADA: Inflamações do fígado, baço, purgativo e estorráquico.
CATINGA DE MULATA: Asma, dores artríticas, gota e reumatismo.
CATUABA: Tônica na falta de paciência sexual, sono agitado, memória fraca, estimulante, fortalece pessoas esgotadas e fracas em geral.
CAVALINHA: Remineralizante, diurético, empregado nas doenças das vias urinárias, externamente nas úlceras e varicoses.
CENTELLA ASIÁTICA: Combate a celulite e gordura localizada. Ação reguladora do tecido conjuntivo e estimula o sistema circulatório.
CHAPÉU DE COURO: Contra moléstias da pele. reumatismo, diurético, rins, bexiga, baixa pressão alta.
CIPO SUMA: Depurativa manchas do rosto, reumatismo e metabolismo.
CONFREI: USO EXTERNO: Ação cicatrizante em feridas e queimaduras.
DENTE DE LEÃO: Fígado, depurativo do sangue, melhora o sangue fraco, diabete, cura feridas.
DOURADINHA: Diurético, eficiente nas dificuldades de urinar, inflamação da bexiga e elimina pedras.
ENDRO: Digestivo, carminativo, diurético. Favorece o aumento da secreção láctea.
ERVA-CIDREIRA: Nervos, insônia, dores, desmaios, resfriados e afecções do estômago e gases.
ERVA DE BICHO: Varizes, hemorróidas e vermífuga.
ERVA DE PASSARINHO: Leucorréia, bronquite, diarréias.
ERVA SANTA MARIA: Vermífuga.
ERVA SÃO JOÃO: Tônica, estomacal, febrícula, resfriados, gripes, cólicas uterinas, gases intestinais, catarro de bexiga, anti-reumática, anti-diarrética.
ERVA DOCE: Azia, vômitos, aumenta o leite materno, combate gases do intestino e estômago.
ESPINHEIRA SANTA: Baixa a pressão arterial, diurética doenças da pele, ulceras gástricas, pilóricas e duodenais.
ESTIGMA DE MILHO: Diurético, afecções de bexiga e dos rins, areias e dor ao urinar, faz baixar a pressão.
EUCALIPTO: Afecções pulmonares, expectorante, anti-séptica, adstringente, anti-reumática, balsâmica, estomáquica, febrífuga, sudorífica, antidiabética.
FEL DA TERRA: Usado em febres contínuas.
FUCUS: Possui alto teor de iodo. Tratamento da obesidade e regula o metabolismo.
FUNCHO: Contra gases, digestivo, infecções das vias urinárias.
GERVÃO ROXO: Estimula as funções gastrointestinais e hepáticas.
GINGKO BILOBA: Atua em casos de distúrbios circulatório, stress e estafa, perda de memória, labirintite na diminuição da capacidade auditiva e intelectual, devido à má irrigação cerebral.
GOIABA: Diarréia, lavagens vaginais, úlceras, estômago e doenças de pele.
GUAÇATONGA: Aftas, sapinhos, herpes, eczemas, eczemas, cicatrizante tópico, úlcera gástrica, picadas de insetos e obesidade.
GUACO: Gota, reumatismo, inflamação da garganta, Afecções do aparelho respiratório, ferimentos.
HIBISCUS: Emagrecedor.
HORTELÃ: Antiespasmótica, carminativa, estomáquica, estimulante e tônica.
IPÊ ROXO: Nevralgias, sífilis, úlceras, reumatismo, diabete, pedras vesicais, inchaço dos pés, aumenta os glóbulos vermelhos, evita a formação de tumores, doenças do útero e dos ovários.
JAMBOLÃO: Diabete, tosse, catarro pulmonar e prisão de ventre.
JURUBEBA: Estimulante da secreção biliar, fígado, baço, contra catarro na bexiga, tônico e febrículo.
LOSNA: Vermífuga, fígado, rins, dor de estômago.
MAÇÃ: Desintoxicante intestinal e chá alimentício.
MACELA: Indigestão, males do estômago, diarréia e desinterias.
MALVA: Inflamação do estômago, das vistas, garganta, intestinos, bexiga, rins, dor de dente.
MAMICA DE CADELA: Grande tônico, dor de dente, gases, azia e picadas de cobra.
MARACUJÁ: Calmante para dores em geral, insônia, diurético, mau hálito, temperos e fraqueza.
MARAPUAMA: Tônica dos nervos e dos músculos, desinteria, reumatismo, cólica menstrual e impotência sexual.
MELISSA: Combate ansiedade, gases, calmante, depressão, dor de cabeça, problemas hepáticos e biliares.
MENTA/HORTELÃ: Estimulante, tônico, digestivo, prisão de ventre, vermes, calmante, reumatismo.
MIL-EM-RAMA: Debilidade do estômago, cãibras, cólicas, diarréia, gota, insonia, resfriado.
MULUNGU: Dores reumáticas, sedativo, calmante, fígado, hepatite, pressão alta, dor de dente, hemorragias, tosse e asma.
NOGUEIRA: Baixa colesterol, anemia, leucorréia, sudorese.
NOZ MOSCADA: Perturbações gástricas e flatulência. Usada como condimento.
PATA DE VACA: Diurético, males dos rins, do estômago, depurativa, prisão de ventre, diabete.
PAU DE ANDRADE: Contusões, manchas na pele, inchaços.
PAU DE PEREIRA: Rins, bexiga, diurético, pedras nos rins, purifica o sangue, prisão de ventre.
PEDRA UMECAÃ: Adstringente, diabete.
PICÃO: Reumatismo, afecções da bexiga, coceiras, hemorragias, pedras na vesícula, má digestão, bronquite, asma.
POEJO: Infeções das vias respiratória, debilidade geral, insônia, tosse.
QUASSIA: Cálculo do fígado e rins, diarréia, dispepsia, flatulência, febres.
QUEBRA-PEDRA: Elimina catarros vesicais, cálculos do fígado, areia dos rins e bexiga, dor nas juntas, dor de barriga, diabete, azia.
QUINA: Febrícula, tônica, fraqueza orgânica, diabete, afecções do estômago.
RAIZ DE ALGODÃO: Diurética; infecções das vias urinárias; produz contrações uterinas.
ROSA BRANCA: Prisão de ventre; diarréia profusa; leucorréia. Inflamações dos olhos e das mucosas da boca.
SABUGUEIRO: Sarampo, rubéola, varíola, caxumba, depurativo do sangue, pressão alta, reumatismo, anti-séptico.
SALSAPARRILHA: Depurativa do sangue: reumatismo, gota, pedras nos rins e bexiga, ajuda a digestão.
SALVIA: Temperos digestivos, gases intestinais, aumenta a capacidade intelectual, cólicas menstruais, debilidade sexual, deficiência ovariana, fortalece o útero.
SENE: Purgativa, laxante, abortiva, combate o colesterol.
SETE SANGRIA: Febres, moléstias venéreas, diurética, faz baixar a pressão, combate colesterol, emagrecedor, depurativo do sangue, diarréia, reumatismo.
STEVIA: Diabete.
SUCUPIRA: Depurativa, manchas de pele, urticária, feridas, ulceras, reumatismo, doenças do estômago, diabete, fraqueza orgânica.
TANCHAGEM: Afecções das vias respiratórias, diarréia, desinteria e parotidite, ardor no estômago.
TARUMÃ: Depurativa; diurética. Uretrite e cistite.
TAYUYÁ: Diurético, depurativo. Usado em reumatismo, artritismo, úlceras e manifestações sifilíticas.
UMBAUBA: Infeções das vias respiratória, asma, bronquites, tosses.
UNHA DE GATO: Antiinflamatório. Amigdalite, artrite, sinusite, bursite, rinite; doenças reumáticas e musculares. Modulador do sistema imunológico.
URTIGA: Catarros da vias respiratória, hemorragias, menstruação irregular, ovarite. Regulariza intestino.
URUCUM: Expectorante, infeções do coração.
VALERIANA: Antiespasmódico, sedativo, dores intestinais, contusões.
.....
retornar
Domingo, 27 de Fevereiro de 2011

Dente de Leão - Taraxacum officinale

Editado: 13/03/2010
Por: webmaster@diasdacruz.com.br
Foto: Wikipedia: pt.wikipedia.org
Dente de Leão - Taraxacum officinaleErva muito nutritiva e de fácil localização, bastando olhar para os campos e jardins à sua volta na primavera para poder ver e colher dente-de-leão em abundância. Esta planta é considerada por muitos como uma praga que invade jardins, relvados, matos, beiras de ruas e mesmo perto de praias e rios. Mas o que muitos parecem não saber é que esta “erva daninha” é uma verdadeira super erva, altamente nutritiva e com importantes qualidades medicinais.
É utilizada há séculos, sendo a planta selvagem mais vulgarmente reconhecida. Todos nós temos memória de a ver por todo o lado nos jardins, quer vivamos num ambiente urbano ou rural. É abundantemente utilizada e muito apreciada na cozinha de todo o mundo, particularmente na Europa central e mediterrânica, onde facilmente se vêem pessoas nos jardins e matos a colherem esta planta para consumirem em saladas, sumos e chás e também é frequente vê-las a vender em mercados populares.
Pobre em calorias, enquanto que o seu valor nutricional é extremamente alto. De fato, o dente-de-leão contém mais valor nutritivo que a grande maioria dos outros vegetais. É particularmente rico em vitaminas, minerais, proteínas, inulina e pectina. O seu conteúdo de carotenóides é extremamente elevado, o que se reflete no seu alto valor em vitamina A (mais alto do que o da cenoura). Para além disso, o dente de leão é rico em vitamina C, riboflavina, B6 e tiamina, assim como cálcio, potássio, cobre, manganês e ferro.
O fígado é o órgão que mais se beneficia desta planta, que o ajuda e estimula a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Excelente para uma cura primaveril, para limpar os excessos acumulados durante o Inverno.
A extraordinária popularidade do uso do dente-de-leão para fins medicinais está intimamente relacionada com esta sua capacidade de melhorar o trabalho do fígado, comprovadas pela sabedoria popular e por muitas pesquisas científicas realizadas por todo o mundo, mas principalmente na Alemanha, onde a planta é muito popular.
A perda de potássio provocada pela maioria dos diuréticos, não acontece com o dente-de-leão que é também um poderoso diurético, possuidora de um altíssimo teor deste mineral na sua composição.
Constituintes químicos:
Ácido caféico, ácido cítrico, ácido dioxinâmico, ácido p-oxifenilacético, ácido tartárico, ácidos graxos, alcalóides, amerina, aminoácidos, apigenina, carboidratos, carotenóides, cobalto, cobre, colina, compostos nitrogenados, estigmasterol, ferro, fitosterol, flavonóides, fósforo, frutose, glicosídeo (taraxacosídeo), inulina, lactucopicrina, látex, levulina, luteolina, magnésio, matéria graxa, mucilagem, níquel, óleo essencial, pectina, potássio, pro-vitamina A, resina, sais de cálcio, saponinas, silicatos, sitosterol, soda, sódio, stigmasterol, taninos, taraxacina, taraxacosídeos, taraxasterol, taraxerol, vitaminas: A, B1, C, PP, D; xantofilas.
Propriedades medicinais:
Alcalinizante, anódina, antianêmica, anticolesterol, antidiarréica, antiescorbútica, antiflogística, anti-hemorrágica, anti-hemorroidária, anti-hipertensiva, antiinflamatória, antilítica biliar, antioxidante, anti-reumática, antiúrica, antivirótica, aperiente, bactericida, carminativa, colagoga, colerética, depurativa, desobstruente das vísceras abdominais, diurética, digestiva, estimulante, expectorante, febrífuga, fortificante dos nervos, galactagoga, hepática, hipocolesterolêmica, hipoglicêmica, laxante suave, nutritivas, problemas do fígado, sudorífica, tônica.
Indicações:
Ácido úrico; acidose, acnes, afecções biliares, afecções hepáticas, afecções ósseas, afecções renais, afecções vesicais, aliviar escamações da pele, aliviar irritações da pele, aliviar vermelhidões na pele, anemias; arteriosclerose, astenia, baixa produção de leite por lactantes, cálculos biliares; câncer, cárie dentária, celulite, cirrose, cistite, colecistite (inflamação da vesícula biliar); colesterol, constipações, depurativo para todo o organismo, dermatoses, desordens hepatobiliares, desordens reumáticas, diabetes, diluir gorduras do organismo, distúrbios menstruais; diurético, doenças de pele, doenças ósseas, eczemas, edemas; escarros hemoptóicos, espasmos das vias biliares, esplenite (inflamação do baço); excesso de colesterol, falta de apetite, fígado, fraqueza; gota, hepatite; hidropisia; hiperacidez do organismo, hipoacidez gástrica, icterícia, impurezas no sangue, insuficiência hepática; litíase biliar, manchas na pele, nefrite, obesidade, obstipação, oligúria, palidez; paludismo, pele, piorréia, prevenção de derrames, preventivo da gota, preventivo da artrite, previnir cálculos renais, previnir cárie dentária, previnir doenças das gengivas, previnir reumatismo, prisão de ventre, problema hepáticos, problemas digestivos, radicais livres, renovar e fortalecer o sangue, reumatismo; rugas, sardas, tonificar o sistema sexual, varizes, verrugas, vesícula.
Homeopatia
[Nilo Cairo] Cefalalgia de origem gástrica. Congestões hepáticas e icterícia, com a característica lingua geográfica. Debilidade, anorexia e suores noturnos, na convalescência de moléstias agudas, sobretudo tíficas. Um grande remédio dos gases intestinais; meteorismo. Câncer de bexiga. Esternocleidomastóideo doloroso à pressão.
[Voisin] Nas enfermidades hepatodigestivas agudas com fígado congestionado e sensível ao tato, dilatação abdominal, flatulência gastrointestinal, suores noturnos e profusos e fortes dores nos membros inferiores. Congestão hepatoportal crônica com congestão do fígado sobretudo do lóbulo médio. Endurecimento do sistema porta. Náuseas pelas gorduras. Irregularidade na secreção biliar.
.....
retornar



A Dengue é uma epidemia que está tomando proporções lamentáveis em todo país.
Medidas de urgência têm sido tomadas pelos devidos órgãos competentes , na tentativa de diminuir os índices que afetam toda população.
E aqui em Belo Horizonte não poderia deixar de ser diferente.
Toda semana agentes dos postos de saúde visitam regularmente as residências em busca de erradicar os focos da doença.
Nós terapeutas sabemos que o olhar sobre a doença é outro bem diferente da Medicina Convencional.
Há algum tempo, li um artigo do Dr. Radjalma Cabral de Lima, e achei lamentável que sua experiência no assunto tenha sido colocada de lado.
Muitas foram as postagens que divulgavam "receitas" mirabolantes sobre a melhor forma de se combater o problema. Mas, como ex-dengosa, recomendo a todos que antes de saírem por aí fazendo experiências em si mesmo , com o material que encontrem na Web, avaliem, pesquisem e se informem sobre a veracidade das informações.
Este espaço irá divulgar pesquisas extraídas de fontes confiáveis que sei não atentarão contra a integridade de seus usuários.
Planta cura, mas na dose errada, mata também!
Todo cuidado e responsabilidade são necessários em sua utilização.
14/01/11 Farinha de coco emagrece, previne desnutrição infantil, diabetes e muito mais Farinha de coco emagrece, previne desnutrição infantil, diabetes e muito maisO sucesso do coco (Cocos nucifera) por terras tupiniquins é indiscutível.Como os pesquisadores não param de fazer testes para desenvolver novos produtos a partir dos alimentos in natura, a fim de isolar determinados nutrientes para potencializar sua ação, chegou a vez da farinha à base do alimento fazer parte das despensas das famílias brasileiras. O produto é obtido da polpa do coco seco e maduro, que após passar por processo de extração do óleo é desidratada e moída até ficar na consistência de um farelo, que lembra a farinha de mandioca. Em sua composição nutricional temos ferro, cálcio, sódio, fibras solúveis e insolúveis, proteínas e baixo teor de gorduras. Um alimento de fibra! “A farinha de coco possui mais fibras do que os outros grãos: quatro vezes mais do que o farelo de aveia, três que a semente de linhaça moída e duas que o farelo de trigo”, explica a nutricionista clínica Claudia Martins Mallmann, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. As fibras presentes no alimento ganham mais um ponto positivo graças à forma de apresentação do produto, que é em pó. O motivo? A nutricionista clínica do Hospital Samaritano, em São Paulo, Mariana Oliveira de Assis Exel explica que grãos sem maceração – que não passaram por algum tipo de quebra de suas cascas – podem levar a deficiências minerais devido à presença de ácido fítico, que prejudica a absorção de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e zinco. Bem longe da diabetes As fibras são realmente de suma importância para o nosso organismo e não é à toa que conseguem promover inúmeros benefícios à nossa saúde. Um estudo realizado nas Filipinas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de Pesquisa em Nutrição e Alimentação, publicado em 2004 pelo Journal of Medicine Food, concluiu que alimentos suplementados com a farinha de coco tiveram uma diminuição de seus índices glicêmicos, graças à quantidade de fibras dietéticas presentes no produto. Os pesquisadores perceberam ainda que houve uma redução de 15% a 25% do colesterol total, do LDL (o mau colesterol) e dos triglicerídeos de pessoas que estavam com essas taxas moderadamente elevadas. Corpinho em forma A farinha também atua como coadjuvante na perda de peso por dois motivos: fibras (olha elas aí novamente!) e triacilgliceróis de cadeia média (TCM). As fibras são grandes aliadas, já que aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, promovendo maior sensação de saciedade e, desta forma, consegue-se controlar melhor a vontade de comer compulsivamente na hora da refeição. Já o TCM é um tipo de gordura que é absorvido rapidamente pelo organismo e, após a absorção intestinal, é levado diretamente ao fígado, evitando o armazenamento em forma de gordura. Liberada para celíacos Os portadores da doença celíaca, aqueles que sofrem de intolerância permanente ao glúten, ganharam mais uma opção para o preparo de receitas que tradicionalmente levam a farinha de trigo. “Um dos grandes benefícios da farinha de coco é a isenção do glúten e a presença das fibras”, comenta Claudia Mallmann. A nutricionista ressalta que estão sendo feitos testes com diversas receitas para ajustar a quantidade que deve ser colocada para substituir a farinha tradicional. Lembrando que é proibida a inserção de produtos que contenham trigo, centeio, cevada, malte e aveia (por contaminação) na dieta dos celíacos. Alternativa ao leite? Nas Filipinas, a farinha é utilizada como substituta do leite. Eles adicionam o produto à água e batem por alguns instantes. A bebida é dada a crianças com baixo peso, por conter aminoácidos como arginina, alanina e cisteína, importantes para o aumento da massa magra e prevenção da desnutrição. Entretanto, a nutricionista do Hospital Samaritano alerta que a história não é bem assim. “A farinha de coco contém proteínas, porém não substitui nutricionalmente o leite, pois este, além de conter uma quantidade maior de proteínas, é fonte de cálcio”, esclarece. Na prática Sem dúvida, os diversos benefícios são mais do que bem-vindos para manter o corpo funcionando a todo o vapor, mas você deve estar se perguntando de que forma a farinha pode ser incluída no dia a dia, certo? A nutricionista Carina Pioli dá a dica. “As farinhas são opções práticas, fáceis e nutritivas para serem incluídas no cardápio. Para consumir a de coco, basta adicioná-la ao caldo de feijão, a sopas, ao molho de macarrão (que em pequenas quantidades não fica doce), em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo na água” afirma. A fruta ou a farinha? A nutricionista gaúcha Claudia Mallmann explica que os nutrientes presentes em um e em outro são os mesmos, o que muda é a proporção. Na forma in natura, existe uma variedade grande de nutrientes e fitoquímicos benéficos ao organismo. Já a farinha tem menor teor de gordura e mais fibras e é ideal para ser usada como complemento da dieta. Melhor para você que pode aproveitar do sabor e benefício de ambos! Os benefícios do óleo Como o coco passa por um processo de extração do óleo antes do preparo da farinha, ela fica com uma quantidade muito pequena das boas gorduras que garantem parte da fama da fruta. Dentre os diversos ácidos graxos encontrados no óleo, dois deles figuram como estrelas na composição do produto, graças às ações no organismo. São o ácido láurico e o ácido caprílico. “O primeiro transforma-se em monolaurina, um composto de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária”, conta a nutricionista Viviane Sant’Anna. O ácido caprílico – também conhecido como ácido octanoico –, além de ser extraído do coco, está presente naturalmente no leite materno. A nutricionista explica que esse composto também apresenta propriedades antifúngicas e antibacterianas. Melhora também a imunidade, o funcionamento intestinal e é indicado nos tratamentos de candidíase e herpes. Pão integral de farinha de coco Ingredientes 6 ovos ½ xícara (chá) de óleo de coco 2 colheres (sopa) de mel ½ colher (chá) de sal ¾ de xícara (chá) de farinha de coco 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 1 colher (chá) de fermento Preparo Preaqueça o forno a 180º C. Forre uma forma para pão com papel-manteiga. Unte a forma. Misture a farinha de trigo com o fermento e reserve. Bata os ovos, o óleo, o mel e o sal até formar uma massa homogênea. Acrescente a farinha de coco. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por uma hora. Rendimento: 12 fatias Shake up Ingredientes 200 ml de água de coco 1 banana orgânica 1 colher (sobremesa) de farinha de coco orgânica 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça moída Preparo Coloque no liquidificador a banana, a farinha de coco orgânica, a semente de linhaça moída previamente e a água de coco. Bata tudo e beba imediatamente. Rendimento: 1 porção Fonte: Vida Natural e Equilíbrio Read more: http://www.guiadanutricao.com/2011/01/farinha-de-coco-emagrece-previne.html#ixzz1PRLj0Wpt Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives
Curso de Planta Medicinal e Qualidade de Vida
Local: Outros
Complemento do Local: ROSEIRAL/MG
Período: 26/02/2011 a 27/02/2011
Horário: 07:00 h
Público-Alvo: COMUNIDADE
Coordenador: VICENTE WAGNER DIAS CASALI
Telefone de Contato: (31) 3899-1131
Promoção: DFT-Departamento de Fitotecnia
Outras Informações: CURSO DE PLANTA MEDICINAL E QUALIDADE DE VIDA LOCAL: ROSEIRAL/MG DATA: 26/02/2011 CONTATO: (31) 3899 1131

REGISTRE AS ATIVIDADES DE EXTENSÃO NO RAEX


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditação para Paz