Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Alimentação e Suplementação no Inverno
Com a chegada do inverno e dos dias mais frios, nosso organismo fica sujeito a grandes alterações fisiológicas. Nessa época do ano o metabolismo corporal se torna mais acelerado, pois necessita produzir maior quantidade de calor, a fim de manter a temperatura do corpo. Esse gasto de energia aumenta a fome. Associados a este fator orgânico existem outros dois detalhes que contribuem significativamente para o aumento do peso: o aspecto psicológico e a falta de exercício físico regular.
Durante o inverno algumas pessoas têm tendência a se sentirem deprimidas em função da diminuição na produção de serotonina, o neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar. Consequentemente, acabam se entregando aos prazeres degustativos próprios da estação que, consumidos de modo exagerado, podem levar ao aumento de peso.
Associado aos hábitos alimentares incorretos, um outro fator auxilia o sobrepeso nessa época do ano: a desmotivação para a prática de exercícios regulares. A maioria das pessoas desconhece que a melhor época para emagrecer é o inverno, pois como o organismo está mais acelerado, queima-se mais energia. Logo, se o individuo souber escolher os alimentos e aliar a isso a prática de atividade física, certamente estará promovendo uma reeducação metabólica para não ter problemas com a balança.
Nessa fase é importante fazer lanches intermediários para evitar o excesso de fome antes das refeições principais. Preparações quentes como caldos e sopas de legumes, chás, frutas assadas e legumes cozidos podem ser consumidas, pois aliviam a fome e aquecem o corpo. Outra dica importante é realizar três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), dois lanches intermediários e um lanche antes de dormir, em horários pré-determinados. O ideal é não pular refeições.
Outro ponto é se exercitar ao ar livre. Quando não temos sol, como nos dias mais cinzentos do inverno, a produção de serotonina pelo cérebro também diminui. A serotonina dá uma sensação de bem-estar e evita a compulsão alimentar, muitas vezes provocada pelo desânimo. Portanto, aproveite o dia ensolarado para se exercitar. Além de fazer bem à saúde, precisamos de Vitamina D para manter os teores de cálcio em dia e evitar a osteoporose.
Alguns suplementos são ideais para se consumir no inverno, entre eles:
Chá Verde: Tem fitoquímicos (catequinas e polifenóis) e cafeína que neutralizam substâncias que promovem o cansaço e o estresse. Também proporciona efeito estimulante e é desintoxicante. O chá verde pode ganhar no inverno versões ainda mais gostosas, preparadas com ingredientes aromáticos como cravo, canela, raspas de limão, laranja e gengibre.
Citrus aurantium (Laranja Amarga): Trata-se de uma planta originária da Ásia, cujo extrato é rico em Sinefrina.
A Sinefrina e os outros alcalóides encontrados no Citrus aurantium são agentes adrenérgicos que estimulam a lipólise e aumentam o metabolismo basal através do estímulo da termogênese (transformação de gorduras em energia). O Citrus Aurantium é muito importante para o tratamento da obesidade, pois apesar da queima de calorias ser um processo metabólico natural do nosso organismo, ele torna-se prejudicado quando as pessoas envelhecem ou acumulam grande quantidade de gorduras. Nesse caso, a sinefrina contida no Citrus aurantium auxilia o processo da termogênese.
Chá ou Erva Mate: A erva-mate (Ilex paraguariensis) - ingrediente básico da conhecida Pholia Negra - contém alcalóides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina), taninos (ácidos fólico e caféico), vitaminas (A, B1, B2, C e E) e sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio). A combinação dos alcalóides presentes na planta - cafeína e teofilina - e sua ação termogênica pode aumentar o gasto energético e, simultaneamente, promover a lipólise, isto é, a degradação das gorduras no organismo.
Você encontra muitas opções nesta linha de suplementos na
Fale com a Loja do Jardim:
atendimento@jardimdeflores.com.br
Tele-atendimento: 11 2365.6551 - 2365.6552

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meditação para Paz