Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Kokedama de terra e musgo sobre prato de madeira liso
Vocês já ouviram falar em Kokedama? Basicamente o Kokedama é uma forma de plantar onde o vaso é o musgo e a própria terra que segura as raízes. Como tudo na cultura japonesa, essa é uma técnica que requer calma e paciência na elaboração, mas é bastante simples e o resultado enche nossos olhos.

Monte seu Kokedama


Você vai precisar de:
  • mudas pequenas
  • terra para bonsai e turfa
  • musgo seco e musgo vivo
  • barbante de algodão cru e linha de algodão verde

Misture as partes de turfa e terra Misture as partes de turfa e terra de bonsai na seguinte proporção 7 partes de turfa para 3 de terra. Vá adicionando água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida mas que não se quebre ao ser moldada.
Modele bolas com a massa de terra não muito grandes, mas com tamanho suficiente para abrigar suas mudas. Reserve. Modele bolas com a massa de terra
Prepare as mudas Prepare as mudas retirando de volta das raízes o máximo de terra possível. As raízes ficarão aparentes. Faça isso com muito carinho e cuidado.
Envolva as raízes com o musgo seco e amarre sem apertar com o barbante de algodão. O musgo seco funcionará como um hidratante, pois possui grande capacidade de reter água, mantendo as raízes úmidas. Envolva as raízes com o musgo seco
Faça furos nas bolas de terra e coloque neles as mudas Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque neles as mudas já envolvidas no musgo. Todas as raízes e o musgo deverão ficar cobertos pela terra.
Para terminar envolva a bola de terra com o musgo vivo e fixe com linha de algodão verde o suficiente para manter o musgo no lugar. Aplique o musgo vivo por fora da bola de terra

Depois disso você pode pendurar seu kokedama ou mesmo colocar sobre um prato ou um suporte bem minimalista ao estilo japonês. O importante é valorizar o vaso de terra e musgo.

Pequeno Kokedama sobre suporte aberto

Flores plantadas em Kokedama O kokedama pode receber luz de sol, mas deve ser molhado diariamente, de preferência no período da manhã. Se você pendura-lo use um spray para molhar, se colocar sobre um suporte cuide para não molhar em excesso pois não há drenagem. Lembrem que o vaso é a própria terra.

Qualquer tipo de planta pode crescer num Kokedama, tudo o que você precisa é dar à ela o cuidado que ela exige. As samambaias são uma espécie que se adapta facilmente, então comece por uma delas e depois experimente outros tipos de flores e plantas.
Lembrete: todos os itens como turfa, terra para bonsai e o musgo vocês encontram em boas floriculturas e casas de jardinagem.
Gosta de dicas com plantas? Leia essa outra sugestão: Vasos no coador de café.
Passo-a-passo: Design Sponge, College Life DIY, Cute Bonsai Tree
Fotos: Japan Bonsai, Creating Querencia, Laud8

Um comentário:

  1. Sempre que republicar material de terceiros, lembre de mencionar a fonte. Plágio é muito mais que só a falta de respeito com quem escreveu o texto. Espero que coloque o nome da Vila do Artesão, COM LINK, no final da sua republicação

    Muito obrigada,

    Cris Turek

    ResponderExcluir

Meditação para Paz